Existem algumas atividades e hábitos que você faz diariamente que podem causar a queda do seu cabelo consideravelmente, confia quais são. O desejo de muitas mulheres é ter cabelos longos e saudáveis, porém existem alguns hábitos diários que fazem com que os cabelos caiam e que você provavelmente não percebeu.
Estes hábitos certamente afetam seu couro cabeludo. Eles são tão comuns que você até os faz sem perceber. Essas coisas que você faz diariamente estão causando danos sem que você perceba e podem ser as razões pelas quais você está perdendo o cabelo em um ritmo muito rápido.
Portanto, caso seu objetivo seja manter o cabelo saudável, é de extrema importância que você detecte a tempo essas atividades que estão causando a queda do cabelo. Portanto, tente evitá-los. Você não precisa recorrer a tratamentos caros para recuperá-lo. Já que de acordo com a Academia Americana de Dermatologistas, você perde entre 50 e 100 mechas todos os dias sem perceber.
Especialistas destacaram que especificamente esses 3 hábitos diários facilitam a queda excessiva de cabelo. Embora completamente normal, a perda de cabelo também pode ser causada por vários problemas, como genética, desequilíbrio hormonal, tireoide, metabolismo ou outros problemas de saúde. Essas atividades cotidianas também podem ser causas importantes, portanto, você não deve ignorá-las.
Banho com água quente
Apesar de ser um dos hábitos diários mais comuns em todo o mundo, fazer essa atividade é um dos fatores que causam queda de cabelo, pois a água quente provoca a camada de gordura que protege o cabelo e o mantém hidratado do desbotamento, causando queda de cabelo.
Como assegura a Dra. Chytra Anand, é melhor usar água morna para lavar o cabelo e evitar que caia, espumar com o shampoo nas palmas das mãos antes de massagear suavemente o couro cabeludo para não remover os óleos naturais que nutrir, finalizar selar com água fria para proteger a barreira capilar.
Estresse
É a doença do século 21 que continua sua ascensão e causando vários males. Descobriu-se que o estresse afeta significativamente o hormônio cortisol, que pode causar queda de cabelo sem que você perceba.
A boa notícia sobre a perda de cabelo por estresse é que, ao contrário da calvície androgenética, os folículos não enfraquecem ou morrem, portanto, se você colocar sua saúde mental em primeiro lugar, poderá recuperar o cabelo perdido.
Prender o cabelo com muita força
Caso você tenha o hábito de prender o cabelo todos os dias, evite fazê-lo com muita força, pois esse pode ser o principal motivo de você estar perdendo o cabelo, tente soltar um pouco mais o cabelo e massageie o couro cabeludo depois de amarrar por um longo período de tempo.
De acordo com o Dr. Chytra Anand, o constante puxão e a tensão de penteados apertados reduzem a linha do cabelo, o estresse e eventualmente danificam os folículos capilares e, na pior das hipóteses, levam à alopecia por tração, uma condição na qual o folículo fica permanentemente enfraquecido para brotar novamente.
Além desses 3 hábitos diários que costumam ser as causas mais comuns de queda de cabelo, existem outros fatores como usar o ferro ou secador com frequência, passar vários dias sem lavá-lo ou até mesmo não cortá-lo regularmente, que favorecem sua queda.