Unhas

Trauma e unha preta: experimente estes remédios

Publicado por
Yanara Cardeal

Infelizmente, muitas vezes ocorrem traumas nas nossas unhas, tanto das mãos quanto dos pés. Talvez prendamos o dedo com um prego preso na porta do carro, ou batemos em alguns cantos com os dedos dos pés. Nessas situações, é comum que a unha fique preta. Mas por que isso acontece? E o que podemos fazer? Existe risco de perder a unha nessas circunstâncias?

Trauma e unha preta: experimente estes remédios

O que fazer se a unha ficar preta?

Em caso de trauma, a unha fica preta devido ao desenvolvimento de um hematoma subungueal. Embora na grande maioria dos casos a unha permaneça intacta, às vezes, quando o trauma é muito intenso e o hematoma é grande, pode haver dor e até mesmo a possibilidade de a unha cair. Além disso, também é possível que a matriz ungueal seja danificada, fazendo com que a unha cresça de forma irregular e possa causar desconforto.

Como mencionado, após um trauma, a unha fica preta devido ao hematoma. É importante garantir que seja de fato um hematoma e não, por exemplo, uma coloração anormal associada à cianose das extremidades por má circulação ou má oxigenação, ou ainda por doenças de pele ou micoses.

Se não tiver certeza, é recomendável buscar orientação com seu médico de família. Caberá a ele decidir, junto com você, se é necessário consultar um dermatologista, um podólogo ou outro especialista.

Trauma e unha preta: experimente estes remédios:

  • Aplicar gelo na unha (cuidado para não causar queimaduras de frio na pele), mas apenas imediatamente após o trauma.
  • Evitar o uso de meias ou sapatos muito apertados para não comprimir ainda mais a unha.
  • Utilizar cremes que fortaleçam a unha, ajudando-a a crescer mais rapidamente.
  • Massagear a unha com alho e óleo quente para prevenir infecções (é sempre recomendável consultar o médico antes de utilizar este método).
  • Usar um gel à base de arnica.