Tratamento eficaz para tirar manchas e iluminar a pele. Se você já buscou saber mais sobre manchas na pele, deve ter se deparado com os tratamentos que utilizam os ácidos como estrelas.
Um deles é o ácido kójico, que contém ativos clareadores e pode ser usado durante o dia, sempre com o uso do protetor solar. Veja tudo sobre esse produto.
>Máscara de arroz: Conheça os benefícios para pele e cabelo
O Dicas de Mulher conversou com a dermatologista Anna Clara Gaspar (CRM-RJ 98217-2) sobre as principais dúvidas em torno do ácido kójico.
Segundo ela, é um agente despigmentante obtido pela fermentação do arroz por duas espécies de fungos e outras bactérias. É um ácido menos potente e não fotossensível, que pode ser utilizado durante o dia sem causar danos à pele.
>Cuidados com a pele: 7 inimigos da saúde da pele que ignoramos
>Veja cuidados do dia com a pele, unhas e corpo durante a quarentena
Outro ponto a considerar é como funciona a ação desse ácido nas manchas: “o ácido kójico age na formação da melanina, impedindo o seu acúmulo e consequentemente o surgimento de manchas, agindo também nas já instaladas”, aponta a dermatologista.
O ácido kójico pode ser encontrado em séruns e hidratantes, mas pode ser manipulado até 5%, como aponta Anna Clara.
>Cuidados com a pele: Erros comuns que cometemos e devemos evitar
Ao prescrever esse tratamento, ela indica o início com uma quantidade de 1-3%, para diminuir as chances de irritação, e aplicação apenas sobre a mancha. Na rotina de skincare, o ácido kójico deve vir após a limpeza de pele.
Perguntamos à dermatologista sobre a combinação do ácido kójico com outros compostos. Com o ácido glicólico, o efeito alcançado é o da renovação celular, aumentando o clareamento das manchas e a diminuição da acne.
>Água de rosas: Cuidados com o cabelo e a pele que você não conhece
Junto ao ácido tranexâmico, melhora a ação clareadora e o rejuvenescimento facial. Já se usado com a vitamina B3, traz mais hidratação, auxiliando no tratamento da acne e na prevenção do envelhecimento.
Como se vê, a combinação de ácido kójico com outros componentes tem como efeito a potencialização dos resultados. No entanto, Anna Clara Gaspar alerta que nenhum deles deve ser aplicado na pele irritada e inflamada.
Fonte: Dicas de Mulher