O WhatsApp já é um dos aplicativos mais usados no mundo. Todos os dias, permite que bilhões de pessoas se conectem com seus entes queridos. Além disso, o aplicativo está constantemente adicionando novos recursos para melhorar o serviço.
Apesar dos esforços da Meta – empresa dona do WhatsApp – o aplicativo ainda não parece ter tudo o que os usuários pedem. É por isso que muitos usuários recorrem a aplicativos WhatsApp não oficiais para obter funções que o verdadeiro WhatsApp ainda não possui.
Esses aplicativos de terceiros dão acesso a diferentes funcionalidades que o WhatsApp não possui, como controlar ou personalizar diferentes recursos que estão presentes no aplicativo oficial de mensagens instantâneas. Mas é aí que mora o perigo.
WhatsApp alternativo: por que eles são perigosos
Um dos WhatsApp alternativos mais usados é o WhatsApp Plus, um aplicativo muito parecido com o app tradicional, mas com várias funções extras.
O WhatsApp Plus também é usado para bater papo, enviar fotos, emojis, vídeos, documentos e arquivos, mas traz novas funções como mudar a cor dos chats, colocar papéis de parede especiais e modificar a interface.
Também serve para ter duas contas ao mesmo tempo, algo que atualmente é impossível no WhatsApp tradicional. Você também tem a opção de personalizar uma conta adicionando mais privacidade, escolhendo, por exemplo, quais contatos você não deseja que o vejam online e até alterando o horário da sua “última conexão”.
No entanto, nem tudo são vantagens. Atualmente, o WhatsApp tem regras muito rígidas contra o uso de aplicativos não oficiais em seu aplicativo oficial, pois a instalação desse aplicativo pode levar a falhas graves de segurança.
O WhatsApp Plus não possui tecnologia de criptografia de ponta a ponta nos chats, nem sistema de suporte oficial, portanto, abre as portas para que um hacker acesse as conversas e roube fotos, vídeos e qualquer informação pessoal do aplicativo. A falta de segurança também pode permitir a passagem de malware de computador que pode roubar chaves bancárias e outras informações confidenciais.
Se o WhatsApp descobrir que um usuário usa algum desses aplicativos, ele poderá bloquear temporariamente ou permanentemente essa conta. O bloqueio afeta o número de telefone, então o usuário terá dificuldade em criar uma nova conta no aplicativo oficial.
Estes são os aplicativos que o WhatsApp bloqueia e não permite que você use:
- Whatsapp mais
- GBWhatsApp.
- Fouad WhatsApp
- OBWhatsApp