A rede social possui um código Javascript nos sites abertos em seu navegador interno, portanto, registra senhas e o que você digita. O TikTok, como as redes sociais mais populares do mundo, oferece seu próprio navegador com o qual os usuários pesquisam seus criadores de conteúdo favoritos ou perguntam sobre um tópico específico.
Esta é uma ferramenta que tenta melhorar a experiência de navegação para reter os internautas no app pelo maior tempo possível. No entanto, pesquisas recentes indicam que o aplicativo ByteDance inseriu código em sua funcionalidade para rastrear os movimentos das pessoas, pois ele registra senhas e palavras digitadas.
Felix Krause, o pesquisador em questão, afirma que o TikTok pode coletar qualquer atividade do usuário do navegador interno. Basicamente, eles inseriram um código Javascript alterado com o qual podem saber em quais seções da web se clica.
“Ao interagir com o site, o TikTok assina todas as entradas do teclado e todos os toques na tela, como em quais botões e links você clica”, diz o especialista.
No entanto, a Krause não garante que o TikTok use as informações por meio de seu navegador interno para fins maliciosos. Além disso, ele menciona que plataformas como Facebook ou Instagram, que também possuem navegadores internos próprios, recorrem à mesma prática de rastrear o conteúdo de seus usuários.
Nesse sentido, um porta-voz do TikTok declara para a Forbes que o aplicativo insere o código em sites abertos a partir de seu próprio navegador; no entanto, garante que foi usado apenas para otimizar a experiência do usuário.
“Assim como outras plataformas, usamos um navegador dentro do aplicativo para fornecer uma experiência de usuário ideal, mas o código Javascript em questão é usado apenas para depuração, solução de problemas e monitoramento de desempenho dessa experiência, como verificar a velocidade com que uma página carrega ou se travar”, argumentam da empresa.
Por fim, você não deve se preocupar muito, pois pode impedir que a rede social chinesa o rastreie graças à inserção do código Javascript. Para fazer isso, você pode abrir o link de um navegador externo, como Safari, Chrome ou aquele estabelecido por padrão em seu dispositivo móvel.