TikTok lança SoundOn, uma plataforma de marketing e distribuição de música que permite aos artistas compartilhar suas músicas e monetizá-las. O TikTok, a rede social chinesa que foi o app mais baixado do mundo nos últimos anos, vem conquistando grande influência na indústria da música.
Se uma música se torna viral na plataforma, ela logo aparece no topo das paradas mais populares da Billboard. Assim, agora, para solidificar sua posição na indústria da música, o TikTok lança o SoundOn, sua própria plataforma de distribuição e marketing de música.
Como funciona a plataforma
Nesta plataforma, os artistas poderão fazer upload de suas próprias músicas e compartilhá-las diretamente no TikTok. Então, o SoundOn também permitirá que seus músicos usuários se conectem ao Resso, o serviço de streaming de música de propriedade da ByteDance, bem como à Apple Music, Spotify, Pandora ou Deezer.
O SoundOn está em período de teste há vários meses e agora está disponível para todos os usuários em vários países. Entre eles, Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e Indonésia. No futuro, o SoundOn alcançará novos países. Este não é o primeiro movimento do TikTok nessa área, já que em 2020 a empresa chinesa anunciou um acordo com a distribuidora de música UnitedMasters.
O TikTok garante que os artistas que aderirem ao SoundOn receberão 100% do dinheiro que lhes corresponde; sem que a empresa lhes cobre uma percentagem durante o primeiro ano. Posteriormente, e sempre garantindo a presença do artista nas plataformas associadas, a SoundOn ficará com apenas 10% dos rendimentos do músico.
Além dos incentivos econômicos, a SoundOn oferece aos seus artistas ferramentas de promoção e apoio para que suas músicas alcancem um público maior. A plataforma inclui uma seção de estatísticas de audiência e acesso direto à aba de músicas do TikTok, vinculada por sua vez ao perfil do artista na rede social.