A mudança no algoritmo do TikTok vai aprimorar o conteúdo mais alinhado aos interesses do usuário e terá mais proteção aos menores. O TikTok anunciou novas funcionalidades no seu algoritmo, incluindo o aumento da personalização do conteúdo que a rede social irá mostrar aos seus utilizadores, que assim poderão ver vídeos recomendados mais próximos dos seus interesses e gostos.
O TikTok não negligencia a proteção de usuários menores de idade, para os quais o algoritmo operacional foi ajustado para evitar a exibição de conteúdo que possa ser prejudicial a eles.
Essas limitações sobre o que mostrar podem ser configuradas pelo usuário através da seção “Para você”, onde certas palavras-chave ou hashtags podem ser limitadas para que o TikTok não as mostre.
É uma opção que vai um passo além da ferramenta atual que permite marcar vídeos como não interessantes, funciona de forma preventiva e facilita que o app deixe de recomendar vídeos que não serão agradáveis ou convenientes para o espectador.
A nova opção permite marcar não só o vídeo, mas também as palavras-chave ou hashtags associadas ao referido vídeo, para que outros conteúdos com tema semelhante sejam descartados.
Em relação aos menores, o TikTok decidiu restringir vídeos considerados impróprios para menores, usuários entre 13 e 17 anos, indo além, como até agora, de simplesmente incluir um aviso com um botão que permitia pular o vídeo. Agora, diretamente , esses tipos de vídeos não serão exibidos para usuários nessa faixa etária.
A mudança no algoritmo do TikTok é capaz de detectar tópicos que podem ser inconvenientes para menores, incluindo cenas fictícias que podem ser aterrorizantes ou perturbadoras para os mais jovens, graças à análise de milhares de horas de vídeo feitas da plataforma por supervisores humanos e por inteligência artificial.
Essas mudanças respondem a relatórios e pesquisas recentes que apontam para o papel que o TikTok desempenha na saúde mental dos jovens. Todas essas novidades chegarão gradualmente à plataforma nas próximas semanas.