Conheça os traços que definem sua personalidade e seus comportamentos a partir deste teste com uma cor, segundo a psicologia. A maioria dos testes de personalidade é baseada na psicologia, já que existem traços de você que estão escondidos no fundo da psique.
Porém, existem escolhas que podem revelar aspectos de seu caráter que não são tão visíveis a olho nu. Esse teste é baseado em um método inventado por Max Lüscher, um psicoterapeuta suíço que estabeleceu uma simbologia para cada cor, que definia as qualidades de acordo com a personalidade de cada pessoa.
Por isso, hoje você terá que definir a cor com a qual mais se identifica para conhecer os traços que definem a sua personalidade e como isso influencia no seu comportamento.
Teste de personalidade: escolha uma cor e ela revelará quem você é
O teste das oito cores de Lüscher é baseado na teoria de que diferentes cores afetam os receptores oculares (cones e bastonetes) de maneiras diferentes, dependendo se são cores claras ou escuras.
A rodopsina é a proteína encontrada nos bastonetes da retina e determina a percepção das cores nos receptores de acordo com sua destruição ou reconstrução química. Esta proteína é degradada pela exposição à luz (efeito catabólico) e cores claras, e é regenerada por cores escuras (efeito anabólico).
A escolha de uma determinada cor no teste de Lüscher está somaticamente relacionada ao grau em que o organismo requer anabolismo ou catabolismo. Se psicologicamente ou fisicamente você precisa de calma, descanso, relaxamento, a resposta instintiva será a escolha de cores escuras (anabolismo). Por outro lado, se o organismo precisa gastar energia ou uma mudança, a resposta se desviará para cores claras (catabolismo).
CINZA
Esta cor está relacionada ao neutro, as pessoas que escolhem esta cor não gostam de extremos. Então, podem ser identificadas com comportamento evasivo e distante do compromisso. Representa o sentimento de fechar-se para manter-se imparcial e proteger-se de qualquer influência externa.
Segundo Lüscher, o cinza, não seria nem colorido, nem claro, nem escuro, nem tenso, nem aliviante. Portanto, estaria completamente livre de qualquer tendência psíquica. É também a cor da abstração, que divide antagonismos: ‘cinza é toda teoria’. Quem rejeita o cinza o acha chato e sem vida e prefere outras cores mais carregadas de emoção.
VERMELHO
As pessoas que se identificam com essa cor costumam ser impulsivas, apaixonadas, teimosas, autônoma, competitiva e eficiente embora também costumem ser dramáticas e muito extremas.
Representa uma condição de excesso de energia, de vivenciar situações intensas, é a expressão da força vital e da atividade nervosa. Por isso, está relacionada ao desejo e à saudade, seja de alcançar o sucesso, de alcançar o triunfo e, finalmente, de alcançar tudo o que é desejado.
VERDE
As pessoas que se identificam com esta cor tendem a ser perseverantes e tenazes, tendem a ser amantes da natureza, gostam de estar relaxadas e de ter os pés no chão. A cor verde representa perseverança e força de vontade. Simboliza a capacidade de se afirmar e a perseverança.
Expressa-se psicologicamente como a vontade em atividade; como perseverança e tenacidade. Para Lüscher, o verde azulado escolhido para sua prova é a expressão da postura defensiva diante das mudanças, os sinais de estabilidade e autoafirmação.
AZUL
As pessoas que escolheram esta cor costumam ser calmas, muito serenas, mas também sensíveis, tendem a se destacar nas artes e aguentam muito bem as pressões. Essa cor representa os laços que se tem ao seu redor, a integração com a sociedade e o sentimento de pertencimento a algo ou a alguém.
Com essa cor corpo relaxa e se recupera, então na doença e no cansaço, a necessidade dessa cor aumenta. A contemplação dessa cor tem um efeito calmante sobre o sistema nervoso central, a pressão sanguínea, a frequência cardíaca e respiratória diminuem e os mecanismos de autoproteção do corpo são acionados.
AMARELO
Se você se identifica com esta cor, se destaca pela alegria, pela criatividade, bem como pela capacidade de resolver problemas. representa a dilatação e expansão da personalidade, implica sentir-se livre de amarras , é energia em dispersão, abertura para o outro e espontaneidade.
Os efeitos dessa cor em nosso corpo são de luz e alegria, a contemplação do amarelo aumenta a pressão arterial, a pulsação e a respiração de forma semelhante ao vermelho.
ROXO
A cor violeta, psicologicamente, representa a transformação. As pessoas cuja cor favorita é o roxo costumam ser sensíveis e empáticas, embora não costumem compartilhar muito seus problemas com os outros. É uma mistura de azul e vermelho, tenta unir a impulsividade da cor vermelha com a submissão da cor azul.
Segundo Lüscher, o vermelho conquistador e impulsivo, e o azul dedicado e afetuoso. Assim, fundem-se numa unidade ou signo identificador que se torna um sentimento de unidade, uma espécie de magia. De modo que tudo o que penso e quero, passa a corresponder realidade.
PRETO
Normalmente as pessoas que se identificam com o negro costumam ser misteriosas, às vezes tornam-se agressivas, gostam da rotina e são classificadas como fechadas. Segundo Lüscher, o preto significa uma parada final, um limite absoluto, o ponto onde a vida cessa.
Então, está relacionado à estagnação, à vontade de aniquilação e à negação absoluta. É considerada uma cor desagradável, expressa a ideia do nada, a oposição à aceitação.