Tem mofo nas paredes da cozinha? Faça esta receita caseira para eliminá-lo.
O mofo é um fungo microscópico que vive em matéria animal ou vegetal e ajuda a decompor matéria morta, mas também pode crescer em superfícies como paredes ou tetos quando existem as condições adequadas para seu desenvolvimento, gerando colônias que aumentam de tamanho e que eles podem se tornar perigosos, especialmente no caso de pessoas que sofrem de alergias ou problemas respiratórios.
Para se adaptar a um espaço, o mofo requer umidade, alta temperatura e oxigênio, razão pela qual a cozinha é um espaço muito comum no qual eles podem se desenvolver. Para evitá-lo ou preveni-lo, o mais recomendado é manter uma limpeza constante em nossa cozinha e, em geral, em toda a casa, além de controlar a umidade para evitar que o mofo comece a aparecer ou se desenvolver neste espaço onde preparamos nossos alimentos.
1- Sirva a água, o vinagre branco e o bicarbonato de sódio em um borrifador, feche e agite muito bem para integrar perfeitamente a solução. Pulverize sobre a mancha de mofo e espere 30 minutos para que funcione.
2- Esfregue com uma escova de cerdas macias, como uma escova de dentes velha, depois enxágue com água quente. Se o mofo ainda estiver presente, repita até não ver mais as manchas escuras. Ao final seque com um pano limpo e deixe uma janela aberta ou encontre uma forma de ventilar esta área.
3- Outra forma, algo mais forte para agir contra o problema é fazer uma solução de 3/4 de água para 1/4 parte de amônia, misturar (sempre usando luvas, pois a amônia é muito forte e pode danificar a pele), e aplicado na mancha de mofo. Essa solução deve agir por 10 a 15 minutos, e depois retirar com água morna, no final ela seca e pronto.
Lembre -se de manter a cozinha limpa para evitar que essas manchas apareçam , que além de dar uma aparência terrível à sua cozinha, podem ser perigosas para sua saúde.