Técnicas infalíveis para combater o frizz

Confira e mantenha seus cabelos sempre lindos

Conversamos com especialista em cabelos, sobre tratamentos que buscam controlar o volume e combater o frizz, como alisamento e choque de queratina.

Seja no inverno, no verão, quando estamos fazendo transição capilar, quando os cabelos estão naturais ou usando tratamentos químicos, o frizz sempre aparece e deixa nossas madeixas desorganizadas.

Nesse contexto, segundo os especialistas, surgem pelo menos duas necessidades a serem cobertas: disciplinar o cabelo para evitar o frizz, protegê-lo e nutri-lo para que não resseque.

Para disciplinar o volume indesejado ou o frizz causado pela umidade, podemos recorrer a tratamentos bastante “cosméticos” que deixarão os cabelos dóceis, manejáveis ​​e proporcionarão brilho e maciez, de fora para dentro, ou seja, sem alterar a fibra capilar. Também podemos aderir a métodos simples para se livrar desse problema e vamos falar o que se pode fazer a seguir.

Técnicas infalíveis para combater o frizz

Alisamento para combater o frizz:

O alisamento feito por profissional idôneo cumpre sua finalidade, que é deixar os cabelos lisos, utilizando em maior ou menor quantidade formol. Isso, juntamente com o calor, modifica a estrutura natural do cabelo e deixa-o pronto para receber uma nova forma que se consegue “alongando” enquanto o produto atua.

Choque de queratina:

É muito pouco abrasivo para o cabelo, pois, em sua maioria, possui queratina, uma proteína que temos naturalmente, mas que perdemos com tinturas, secadores e chapinhas. O choque de queratina é muito útil para o frizz e dificilmente modifica a estrutura natural do cabelo. Sendo um tratamento menos invasivo que o alisamento, sua duração é bem menor.

Se queremos ir mais fundo do que um tratamento cosmético, existem linhas da marca número 1 no mundo e para uso profissional que contêm queratina, óleo de coco e algas que nutrem e hidratam os cabelos, fornecendo vitaminas e minerais que acalmam e controlam o frizz e os cabelos rebeldes , protegendo-o de agressões externas.

Este é elaborado com um creme base ao qual são adicionados “boosters” (potenciador, estímulo, acelerador e ativador) como aditivos, quer se pretenda disciplinar ou nutrir a fibra capilar, reparando internamente as fibras capilares danificadas e fortalecendo as ligações aos fios. protegê-lo contra danos futuros.

Além de técnicas que usam produtos químicos você pode usar as seguintes técnicas:

Pentear com cuidado:

A forma como você penteia os cabelos também pode aumentar o frizz. Com isso em mente, o ideal é apenas pentear cabelos crespos e cacheados quando eles estão molhados ou com creme de pentear, para facilitar na hora de desembaraçar sem quebrar os fios. No entanto, independentemente do seu tipo de cabelo, sempre penteie as madeixas começando pelas pontas.

Temperatura da água:

 Já dissemos que é importante saber como lavar os cabelos de maneira correta e que isso ajuda a evitar o frizz. Mas o mais importante é nunca lavar os fios com água quente. Para eliminar o frizz o melhor mesmo é usar água fria.

Umectação:

 A umectação dos cabelos feita com óleos é uma ótima técnica para recuperar a oleosidade dos cabelos ressecados e eliminar de vez o frizz. Busque por óleos específicos para esse tipo de tratamento.

Secar os fios:

 É na hora de secar os cabelos que os danados dos fios rebeldes aparecem. Então, aprenda a melhor forma de secar o seu tipo de cabelo. Mas nunca esfregue os cabelos com a toalha depois de lavá-los nem use o secador diretamente nos fios muito molhados.

Creme sem-enxague:

Sabe o famoso leave-in? Pois bem. Ele é o seu melhor aliado para eliminar o frizz no cabelo. Esse creme sem-enxágue, além de ajudar a desembaraçar os fios, ainda ajuda a manter a hidratação capilar ao longo do dia. Com isso, é mais fácil evitar aqueles fios rebeldes que ficam arrepiados.

Não prenda os cabelos:

 Ou se for prendê-los, fique atenta para não amarrá-los de maneira muito apertada. Quando você prende os fios com muita força, é comum que os fios quebrem e ajudem a aumentar o frizz. Escolha bem também o tipo de liguinha que você irá usar para amarrar os cabelos. Prefira os que causam menos danos aos fios como os feitos de tecidos.

Fronha ou touca de cetim:

Por fim, aposte na touca de cetim ou na fronha na hora de dormir. Porque? Basta reparar em como os cabelos ficam quando você acorda, cheios de frizz. Isso acontece porque o algodão da fronha do travesseiro causa atrito com os seus cabelos. Por isso, muitas mulheres optam pela touca ou fronha de cetim. O cetim, além de evitar atrito, ajuda a manter o cabelo alinhado.

O mais importante é saber que para qualquer tipo de serviço ou tratamento capilar, seja cosmético ou natural, é deixar nas mãos de um profissional. Não só para não danificar desnecessariamente o cabelo com produtos de má qualidade ou não aprovados, mas também para não gastar muito com produtos inócuos que acabam não contribuindo em nada para o nosso cabelo.