O azeite é um dos produtos culinários mais utilizados na cozinha, pois, além de temperar os nossos ingredientes, contém um grande número de propriedades benéficas para a saúde das pessoas.
No entanto, atualmente, este alimento está enfrentando uma crise de preços, por isso é importante economizar ao máximo no produto para evitar gastos elevados.
Portanto, hoje apresentamos a técnica de cozimento perfeita que você deve seguir para reaproveitar o óleo até mais 5 vezes. Desta forma, poderá continuar a aproveitar as propriedades do óleo, ao mesmo tempo em que poupa alguns euros nas suas finanças.
O azeite pode ser reciclado?
Ouvimos frequentemente que o azeite e outros tipos de gorduras não podem ser reciclados, pois quando aquecidos perdem a maioria dos seus nutrientes.
No entanto, este tipo de óleo pode ser reaproveitado até mais 5 vezes, desde que seja manuseado corretamente. Para isso, hoje mostramos a técnica perfeita para poder reaproveitar o azeite sem comprometer as suas propriedades e a saúde das pessoas.
Técnica correta de cozimento para reaproveitar o azeite até 5 vezes
Em geral, o azeite pode ser reaproveitado diversas vezes, desde que seja mantido em perfeitas condições. Portanto, mostramos a seguir a técnica de cozimento perfeita para reaproveitar o seu óleo de forma simples.
1. Cuidado com o tempo
O processo de reaproveitamento do óleo começa desde o primeiro momento de uso. Para isso, é extremamente importante evitar que o azeite cozinhe demais. Portanto, preste muita atenção à temperatura. Você saberá que ele superaqueceu quando o óleo começar a soltar fumaça.
2. Filtre corretamente
Depois de terminar de usar o azeite e ele estiver completamente frio, você pode começar a filtrá-lo. Coloque um papel de filtro ou um pano limpo dentro do recipiente e despeje o óleo usado sobre ele. Você começará a notar como os restos de comida permanecem no tecido.
3. Armazene corretamente
Depois que o óleo estiver completamente filtrado, armazene-o em frascos limpos. Em seguida, marque cada um dos recipientes com o nome do produto que você usou para fritar, pois estes contêm os aromas dos outros alimentos, que, ao serem misturados, podem causar uma combinação de sabores não tão agradável.
Aplique estas dicas simples sempre que cozinhar e recicle o azeite até mais 5 vezes. Dessa forma, você poderá economizar nas finanças, ao mesmo tempo em que continua aproveitando ao máximo as propriedades dos seus alimentos.