As panelas de pressão são utensílios de cozinha muito úteis para o preparo de alimentos que exigem longos processos de cozimento, como grãos ou carnes mais duras. No entanto, existem alguns riscos associados ao seu uso e é importante estar ciente desses riscos para evitar acidentes.
Embora as panelas de pressão modernas tenham avançado muito em termos de segurança, ainda é importante ter precaução. Na história, houve casos de pessoas que morreram devido a acidentes envolvendo esse tipo de utensílio.
Ao seguir rigorosamente as instruções de uso, as panelas de pressão podem ser seguras. É importante evitar o contato com crianças e garantir que as precauções adequadas sejam tomadas.
Uma panela de pressão não deve ser enchida com mais de 2/3 de sua capacidade, pois ela pode explodir devido ao excesso de pressão que seria gerada. No entanto, é conveniente que tenha no mínimo 200 ml de água, ou seja, que não esteja muito vazio. Caso contrário, a comida acabaria queimando e não funcionaria.
Ter válvulas entupidas é um dos maiores riscos ao usar uma panela de pressão. Por isso, é muito importante sempre lavar bem a tampa e dar especial atenção às válvulas.
Desta forma, é controlado que o vapor saia e a pressão permaneça estável. Lembre-se que, nesses casos, o risco não é apenas que a comida queime, mas que as pessoas se machuquem. Também é aconselhável ter uma panela de pressão com válvula de segurança. No entanto, se você tiver uma antiga, também é aconselhável garantir que os alimentos que podem entupir permaneçam no fundo da panela, como as folhas.
Isso mesmo, é importante ter cuidado e evitar aquecer a panela de pressão sem líquido. Além disso, verificar periodicamente o nível de água durante o cozimento. Quando a panela é aquecida sem líquido, pode causar a ruptura da panela.
No início, quando você estiver tentando colocar a água de dentro da panela de pressão para ferver, é válido o fogo alto. No entanto, assim que a água começar a ferver, é melhor baixar a temperatura para um fogo médio. Isso evitará o aumento do risco de explosão.