Receitas

Sua comida NUNCA mais será a mesma: faça seu próprio Chimichurri caseiro

Publicado por
Jerffeson Brandao

Podemos afirmar que não existe uma receita única de molho chimichurri, mas garantimos que a que vamos ensinar a preparar hoje é ótima. 

Em cada restaurante da Brasil existe uma receita diferente deste molho, na qual se acrescenta ou elimina um ou outro ingrediente ou se modificam as quantidades, para que diferentes versões deste maravilhoso molho sejam criadas.

Basicamente, o chimichurri é uma combinação de ervas secas, alho picado e outros ingredientes que são combinados na proporção adequada e misturados em um líquido à base de água, óleo e vinagre, que pode ser armazenado me utilizado no dia a dia. Há quem acrescente páprica abundante, obtendo um chimichurri avermelhado ou alaranjado, e também há quem incorpore molho de tomate, mas vamos preparar o tradicional chimichurri verde dos assados ​​latinos.

Origem do molho chimichurri

Embora não haja um evento certo que possa explicar a origem do molho chimichurri , existem algumas teorias que tentam explicar seu surgimento no mundo da culinária.

Um deles propõe que os soldados britânicos, enquanto estavam presos, pediram alguns condimentos para adicionar às suas refeições usando palavras em inglês e espanhol que aprenderam. Dessa forma, dizer “me dê meu molho” pode ser transformado em um “chemi-curry”.

Sua comida nunca mais será a mesma: faça seu próprio Chimichurri caseiro com a receita abaixo:

Depois de preparar o chimichurri, podemos usá-lo para marinar as carnes e temperá-las depois de cozidas na brasa, na grelha, na chapa ou na frigideira. Portanto, o ideal é preparar uma boa quantidade e guardar em potes na geladeira. Desta forma, você verá que, embora esses frascos possam durar algumas semanas em perfeitas condições.

Ingredientes do molho chimichurri

  • 10 gramas de orégano
  • 3 gramas de pimentão moído
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 grama de pimenta preta moída
  • 2 gramas de páprica doce moída
  • 2 gramas de sal fino
  • 10 gramas de salsa fresca picada
  • 40 ml de água quente
  • 40 ml de vinagre de vinho
  • 20 ml de óleo de girassol
  • 20 ml de azeite

Preparo, passo a passo, do molho chimichurri

1- Primeiramente, pique todos os ingredientes secos com uma faca até obter uma textura bem fina.

2- Coloque os ingredientes secos em um recipiente, hidrate com água quente prestes a ferver e deixe descansar por 10 minutos para que voltem (quase) ao seu estado natural, antes de secar.

3- Adicione o alho moído, o vinagre e misture. Adicione os óleos e por último a salsinha picada. Misture todos os ingredientes.

4- Guarde o preparado num recipiente com tampa e guarde na geladeira para conservar. Pode durar, bem coberto, várias semanas.

Onde posso usar o chimichurri ?

Geralmente é um molho picante que se utiliza para acompanhar carnes assadas, choripanes, bem como para marinar peixes e aves; também é utilizado como molho para saladas. Este molho tem a qualidade de realçar o sabor da carne e considera – se que contribuiu para a fama internacional do assado.