Spotify terá stories: eles já testam a nova função com as playlists.
O problema das Histórias ou ‘Stories’ começou no Snapchat, mas como o coronavírus, foi se espalhando aos poucos. Eles chegaram ao WhatsApp, Facebook, Instagram e, recentemente, ao Twitter. Agora é a vez do Spotify, que inevitavelmente acabou implementando-os.
Parece uma piada, mas não é. A empresa de streaming já está inserindo suas Histórias no aplicativo. Foi testado e funcionam praticamente como qualquer outra história.
Estas, ao contrário das que encontramos praticamente em todo o lado, funcionam mais como uma janela publicitária do que uma função social, pois permite que artistas de listas de música as anunciem juntamente com as suas novas canções.
>>Milhares de contas do Spotify hackeadas: como se proteger?
Essas histórias foram descobertas na Lista de tópicos de Natal, ‘Sucessos de Natal’. Se formos a essa lista de reprodução, veremos um botão circular que nos incentiva a clicar para ver as histórias. Se clicarmos, de fato, encontraremos as Histórias do Spotify, no mesmo formato que o resto das Histórias que foram implementadas no resto das redes sociais.
Nas histórias desta lista de reprodução, veremos alguns dos artistas da mesma conversa sobre a lista e seus temas principais. É lógico, por outro lado; O Spotify não é uma rede social apesar de possuir características deste formato, por isso é normal que estas sejam utilizadas para divulgar um dos pontos fortes do Spotify, as listas. Por enquanto, eles estão sendo testados para alguns usuários.
>>Líder mundial: Spotify compra a empresa de podcasts Megaphone
Em 2019 soube-se que o Spotify estava trabalhando nessa função, mas foi só no final de 2020 que finalmente os vimos implementados. Por outro lado, em algumas canções encontraremos uma espécie de Histórias nos contando sobre o processo de criação da canção.
Um exemplo disso pode ser visto na música ‘Taking Over’ do videogame ‘League of Legends’; se a reproduzirmos, veremos algumas pequenas histórias que nos contarão como a música foi feita.
>>Spotify vai aumentar os preços: CEO acredita que usuários irão pagar
Antes do Spotify, foi a vez do Twitter, implementando seus famosos ‘Fleets’. São basicamente as mesmas Histórias que podemos consultar no Instagram e, por sua vez, em praticamente todas as redes sociais atuais. Principalmente naqueles que operam sob o manto do Facebook, como sua rede de mesmo nome e o WhatsApp.
Mas parece que estamos chegando ao limite, já que quando as ‘Frotas’ chegaram ao Twitter, um grande número de usuários criticou que essa funcionalidade fosse implementada em todas as redes possíveis, principalmente quando algumas delas apresentam deficiências importantes e bugs a serem resolvidos.
Uma tendência que o Snapchat começou e que depois quase todos os seus rivais copiaram, sendo o Instagram o mais prolífico nesse sentido. Dado que no caso do Spotify este recurso será utilizado como medida publicitária, é possível que os utilizadores da plataforma não vejam este movimento com bons olhos.
>>Atualização do Spotify permitirá incluir músicas completas em podcasts