Spotify ressuscita o rádio: nova maneira de curtir música com comentários.
O Spotify continua a ser um dos serviços de streaming mais populares no Brasil, em grande parte graças à música disponível, bem como a complementos como podcasts, considerados o “futuro do rádio”.
>>Spotify permitirá que você procure músicas por suas letras
Muito se tem falado sobre como os podcasts podem mudar nossa percepção do rádio; Por se tratar de programas que podemos baixar e ouvir sempre que quisermos, a experiência é muito diferente daquela de uma rádio ao vivo.
No entanto, o rádio ainda pode evoluir de outra maneira, que a ideia de curtir música com comentaristas não está totalmente morta; o novo experimento Spotify prova isso.
>>YouTube Music se inspira no Spotify para suas novas playlists
O Spotify anunciou hoje o lançamento de um novo tipo de formato de música, que estará disponível em seus aplicativos. Basicamente é um formato que une nossas músicas preferidas às vozes de profissionais do setor.
Com efeito, a ideia é conseguir uma experiência muito semelhante à do rádio, com um “DJ” que avança a próxima música, um jornalista que conta uma história relacionada com o que estamos a ouvir, ou mesmo a opinião do criador da música.
Desta forma, podemos desfrutar de nossos temas favoritos de uma perspectiva diferente, da mesma forma que quando ouvimos nosso programa de rádio favorito.
>>Spotify atualiza e adiciona três melhorias às listas colaborativas
O Spotify também permite que você crie programas de podcast com base neste novo formato; Na prática, isso significa que agora é possível criar podcasts apenas de música, nos quais as músicas podem ser reproduzidas incluindo comentários dos apresentadores.
Normalmente, criar podcasts de música é complicado devido a questões de direitos autorais; O Spotify simplifica isso, uma vez que os criadores de podcast só podem escolher músicas que já estão no serviço.
Além disso, cada reprodução nos podcasts contará da mesma forma como se tivéssemos reproduzido a música por conta própria no aplicativo. Os criadores serão compensados da mesma forma, já que usa as mesmas licenças que o Spotify já possui.
>>Spotify: 4 truques secretos para salvar dados móveis no aplicativo
Na verdade, as músicas desses programas se comportam como as de uma lista de reprodução normal, e podemos clicar em “Curtir” ou salvá-las em nossa própria lista.
Esta funcionalidade estará limitada a usuários gratuitos, que poderão escutar por no máximo 30 segundos; em vez disso, os usuários “Premium” poderão ouvir as músicas completas dentro dos programas.
No momento, os novos programas só podem ser criados em alguns países, mas esperamos que o Spotify possa expandi-los em breve, porque parece uma boa ideia “reviver” o rádio.
>>Spotify: Nova função permite comparar gostos musicais com outras pessoas