SPC e Serasa: consulte seu CPF de graça e saiba se seu nome está sujo. Não é necessário ter grandes dívidas para entrar no SPC e Serasa, pois basta que você deva 50 reais para entrar em uma dessas listas negras.
Atualmente, mais de 50 milhões pessoas estão inadimplentes no país. Cerca de 29,70% da população está endividada devendo para bancos e cartões de crédito e 13,00% no varejo. Aqui explicamos como você pode consultar de graça se seu nome está limpo ou sujo.
Entrar em uma lista de inadimplentes é mais fácil do que parece: basta ter uma dívida de qualquer valor e CPF é colocado em uma dessas listas.
Estar com nome sujo pode tornar sua vida muito difícil. De fato, se você faz parte do SPC e Serasa, o banco pode negar empréstimo ou um crédito, pois em seu histórico você aparecerá como um mau pagador.
De acordo com a lei, seu nome pode ficar sujo por cinco anos. Se passar de 5 anos, é verdade que eu não tenho mais que pagar a dívida? Veja a resposta aqui neste artigo.
Existem duas formas de consultar suas dívidas na internet sem pagar nada. Uma é feita pelo site do Boa Vista SCPC e a outra usando o Serasa. Confira abaixo:
A Boa Vista SCPC permite a consulta de nome sujo pela internet de graça. Para checar a situação do CPF na base do SCPC pela internet, é preciso acessar o site Consumidor Positivo e clicar em “Consulta CPF grátis”, no menu superior da página. Quem não é cadastrado deve fazer a inscrição e depois digitar o e-mail e a senha. Em seguida, o site informa se consta algum registo no SCPC.
A Serasa também permite fazer uma consulta gratuita pela internet, mas mais restrita, por meio do Limpa Nome Online. Após fazer um cadastro, o programa mostra se o consumidor tem dívidas pendentes com as empresas que participam do programa.
O SPC Brasil também disponibiliza a consulta a nome sujo pela internet de forma paga na loja online do SPC Brasil. Para fazer a consulta, basta o CPF original e pagar a taxa. Ao realizar a consulta, o consumidor recebe um extrato com os dados da empresa credora e o valor da dívida. A partir daí, ele pode entrar em contato direto com a empresa e dar início a uma renegociação ou quitar o débito pendente.
Qualquer cidadão que conste de lista de inadimplentes tem os seguintes direitos: