Receitas

Sorvete Frito: uma sobremesa deliciosa e imperdível

Publicado por
Yanara Cardeal

Embora pareça uma contradição em si, você pode fritar um sorvete e de fato virar uma deliciosa sobremesa que com certeza muitos já saborearam em algum outro restaurante. A receita de sorvete frito tem um truque que evita que o sorvete derreta ao entrar em contato com altas temperaturas. Claro, é recomendável apreciá-lo assim que for servido.

Origem incerta

A origem do sorvete frito ainda não foi encontrada; Mexicanos, chineses, norte-americanos e japoneses parecem contestar sua invenção. O que sabemos é que não é uma sobremesa nova, embora possa parecer, e claro, devido ao desconhecimento da sua origem, existem várias versões consoante o local onde é cozinhada.

Desta forma, o gelado japonês frito caracteriza-se por ser cozido como outras especialidades do país nipónico, enquanto o mexicano parece dar mais destaque ao gelado propriamente dito do que à massa que o cobre. O que não muda é que a receita é um sorvete coberto por uma massa e frito, uma tentação.

Versatilidade do Sorvete Frito

O gelado frito permite-nos combinar os sabores que mais gostamos, bem como a textura que o reveste, podendo ser frito em diferentes tipos de farinha ou revestido com flocos ou sementes de cereais para que se mantenham diferentes texturas. Também podem ser cobertos com molhos doces de diversos sabores, resultando em uma sobremesa mais que apetitosa para crianças e gulosos em geral.

Receita de Sorvete Frito

Ingredientes:

A versão que daremos é uma receita básica de sorvete frito , podendo posteriormente torná-la mais complexa conforme desejarmos.

  • Sorvete do sabor que desejar
  • 2 ovos
  • 4 colheres de farinha
  • ½ colher de fermento
  • Um esguicho de água fria

Como fazer o sorvete frito

1- Depois de escolhido o sabor do sorvete, retiramos algumas bolas e congelamos separadamente por 1 hora . Como dissemos no início da receita, esta tem um truque para que o gelado não derreta, e é precisamente para o gelado estar bem frio. Ao congelar as bolas, atingiremos essa temperatura.

2- Em uma tigela, misture a farinha, o fermento, a água e o ovo. Podemos usar o liquidificador nesta etapa para obter a mistura perfeita. Tem que ser grosso .

3- Em outra tigela batemos o outro ovo.

4- Coloque bastante óleo na frigideira com óleo e aqueça.

5- Tiramos as bolinhas do congelador e passamos primeiro só pelo ovo e depois pela mistura que preparamos anteriormente.

6- Fritamos rapidamente as bolinhas no óleo que deve estar bem quente. Não devemos fritá-los muito apenas 20 segundos . Só precisamos que fiquem bem dourados porque se deixarmos mais tempo o sorvete vai derreter.

7- Servimos os nossos gelados acompanhados das caldas e doces que mais gostamos, caldas, natas , mel, frutos secos.

Caso deseje aprender uma receita de sorvete fácil e saudável veja essa a seguir.

Receita de Sorvete de Iogurte com Morango

Ingredientes:

  • 100 gramas de açúcar
  • 400 g de morangos frescos
  • 300 g de iogurte natural
  • 500 ml de água

Como fazer sorvete de iogurte de morango

1- Um bom sorvete é preparado à base de calda . Colocamos a água com o açúcar. Esperamos que esses ingredientes se misturem bem e tomem um pouco de consistência.

2- Podemos colocar menos açúcar, modificando também a quantidade de água e aumentando os morangos. O açúcar é o que vai dar uma textura um pouco mais cremosa.

3- Com a calda pronta, vamos deixar esfriar , enquanto continuamos com o restante dos ingredientes. A calda levará meia hora para esfriar.

4- Continuamos com os morangos , lavamos bem e picamos. Colocamos diretamente no copo do liquidificador para fazer um purê que será a base desta sobremesa.

5- Coe o purê, removendo assim as sementes que possam permanecer. Podemos deixá-los, embora fique melhor sem esse elemento.

6- Quando temos o purê de morango pronto, misturamos com o iogurte natural. Podemos usar uma versão mais light, um skimming ou dar um ponto de cremosidade com um grego.

7- Juntamos os dois ingredientes que serão os protagonistas deste sorvete, misturamos, se queremos uma textura única ou deixamos separados se queremos uma apresentação em camadas.

8- Adicione a calda e em seguida, deixe atingir a temperatura certa. A cada hora verificamos este canudo. Batemos um pouco para quebrar os cristais de gelo.

9- Na hora de servir, colocamos em uma tigela e colocamos algumas frutas frescas por cima. Podemos decorar com creme ou chocolate para dar uma alegria extra.

10- Teremos uma sobremesa pronta com tudo que você precisa para ter sucesso. Podemos trocar os morangos por qualquer outra fruta que tivermos em casa e repetir o mesmo processo.