A sopa inglesa é uma das sobremesas mais populares que existem e é consumida em quase todos os países do mundo. Até hoje sua origem é totalmente incerta devido à falta de documentação, mas sem dúvida é um prato que identifica regiões italianas como Toscana, Lácio e Úmbria.
Seu nome “inglês” pode ser confuso e acredita-se que tenha a ver com o fato de sua criação ter sido fortemente inspirada na culinária inglesa da era elisabetana. Há quem acredite que sua origem seja na Itália, enquanto outros na França, especificamente durante a Guerra dos Cem Anos e para zombar de seus rivais ingleses chamaram de sopa inglesa.
A verdade é que a receita como é conhecida hoje nasceu em meados do século XIX em Modena, na região da Emilia-Romagna. Foi criado por uma empregada que estava a serviço de uma família naquele local, que não queria jogar fora nenhum dos restos de comida e da mistura de ingredientes nasceu esta sobremesa.
Como preparar sopa inglesa
1- Para criar a massa, aqueça o leite e em seguida, adicione 125 g de açúcar.
2- Em outra tigela misture as gemas com o restante do açúcar e o amido de milho.
3- Despeje metade do leite fervente na tigela e logo após, misture constantemente. Em seguida, despeje o restante do leite e mexa no fogo até começar a ferver.
4- Deixe engrossar, retire do fogo e adicione a essência de baunilha.
5- Em uma forma ou refratário de borda alta coloque uma camada de biscoitos de baunilha molhados na calda de caramelo).
6- Em seguida, coloque uma camada de doce de leite, outra de chantilly, outra de biscoito de baunilha embebida e por último a massa.
7- A superfície pode ser decorada com chocolate ralado ou fruta de sua escolha.
A sopa inglesa leva pouco tempo para preparar e é perfeita para qualquer tipo de reunião, pois é uma sobremesa muito clássica.
Você pode substituir os biscoitos por morangos ou usar pera que também vai ficar uma delícia. Além disso, se quiser poderá montar a sobremesa em taças ou copos de vidro