Beleza

Sobrancelhas com caspa: conheça as soluções perfeitas para eliminar

Publicado por
Evelin Leone

A dermatite seborreica é geralmente a causa por trás da caspa nas sobrancelhas, temos soluções perfeitas para tratar corretamente e eliminar elas. A caspa é um problema embaraçoso, mas muito mais comum do que imaginamos.

Muitas pessoas acreditam que a caspa tem a ver com a falta de higiene, mas na realidade não é bem assim e pode ocorrer não só nos cabelos, mas também nas sobrancelhas. Então vamos ver o que causa a caspa nas sobrancelhas e como tratar o problema corretamente.

Sobrancelhas com caspa: soluções para eliminar

Um dos problemas associados à caspa tanto no cabelo quanto nas sobrancelhas é a dermatite seborreica, portanto, se esse for o diagnóstico fornecido pelo médico, já podemos começar a tratá-lo para evitar o aumento da caspa ou que outros problemas sejam derivados da mesma doença, como ter acne.

A dermatite seborreica é uma condição inflamatória causada por uma levedura, Malassezia furfur, que é encontrada naturalmente na pele. Infelizmente, algumas pessoas sensíveis têm uma reação.

Para identificar a dermatite como motivo da caspa, veremos que seus flocos são grandes e gordurosos (como escamas), enquanto se a caspa é causada por ter o couro cabeludo seco, veremos como os flocos são menores.

A principal causa da dermatite seborreica é a genética. No entanto, também pode ser o resultado de alguns medicamentos, incluindo alguns produtos psiquiátricos.

E, como a maioria das condições relacionadas à pele, o estresse pode piorar. A dermatite seborreica pode ocorrer em qualquer lugar: na região pubiana, no rosto, no couro cabeludo, sob o peito, ao redor do umbigo, no bumbum ou no peito.

Quanto às sobrancelhas, a dica é usar um shampoo anticaspa para lavá-las, como faria para os cabelos. Concentrar-se em shampoos hidratantes com ingredientes como niacinamida para ajudar a reduzir a inflamação será bom e recomendado.

Se a condição for grave, uma consulta dermatológica é recomendada porque você pode precisar de cortisona ou pomadas antifúngicas. Você não precisa esfoliar a área – esfregar excessivamente a pele ou usar esfoliantes ásperos pode inadvertidamente piorar a vermelhidão.

Atenção especial também deve ser dada à alimentação e, dessa forma, evitar dietas que sobrecarreguem o fígado e também será bom limitar o consumo de álcool ao máximo.

Seguindo as orientações que o médico nos dá e usando o xampu certo, lavando as sobrancelhas uma ou duas vezes por semana, notamos como a presença de caspa nas sobrancelhas é reduzida e eliminada, embora uma vez que tenhamos terminado o problema, seja bom lave bem as sobrancelhas (com cuidado) de vez em quando para evitar que a caspa (devido à dermatite) reapareça.