Smartphone: o que deve fazer se seu celular cair na água?

Embora existam celulares com alguma resistência à água, isso não impede que sejam danificados

Embora existam celulares com alguma resistência à água, isso não impede que sejam danificados quando molhados, veja o que fazer. Acredite ou não, é comum deixarmos cair acidentalmente nosso telefone na água, seja porque queríamos tirar uma selfie na piscina, estávamos no chuveiro ouvindo música ou em qualquer outra situação.

No entanto, você não deve se alarmar ou entrar em pânico, pois existem ações que podemos tomar para maximizar a chance de recuperá-lo. Oque tenho que fazer? Aqui te contamos.

Existem vários mitos e verdades sobre o que funciona ou não para tentar recuperar nosso telefone Android ou iPhone quando a água cair. No entanto, abaixo, explicaremos os passos a seguir que realmente ajudarão você a manter seu smartphone seguro.

Desligue o telefone

Depois de tirar o telefone da água imediatamente, a primeira coisa que você deve fazer é desligá-lo. Assim você evitará curtos-circuitos. Atualmente, quase não existem telefones celulares com baterias removíveis, então você deve fazê-lo usando os botões físicos.

Além disso, mesmo que o telefone esteja funcionando, é recomendável que você o force a desligar, pois há uma grande possibilidade de o celular não responder aos toques na tela.

Remova qualquer coisa removível do telefone

Para facilitar a saída de água do smartphone e a secagem completa, retire o protetor e retire todas as bandejas do cartão SIM e microSD, pois assim será mais fácil secá-los com uma toalha ou papel absorvente. Não use uma secadora porque você pode causar mais danos ao celular.

Secar o telefone

Seque suavemente o telefone com uma toalha ou pano de microfibra. Você deve evitar o uso de papel, pois as partículas podem se soltar e entupir as portas do smartphone. Além disso, não use calor, secador, forno e muito menos coloque no sol.

Se o celular caiu em água salgada, a situação é mais complicada, pois o sal tem um efeito corrosivo que pode destruir os conectores do aparelho. Nesse caso, os especialistas recomendam agir rapidamente e limpar os componentes eletrônicos com uma escova embebida em álcool isopropílico.

Mergulhe o telefone no arroz

Essa prática não é totalmente errada, pois esse cereal absorve umidade. Você deve colocar seu telefone no arroz por pelo menos 48 horas. Embora não seja o único método e nem o mais eficaz. Outro material projetado especificamente para manter as coisas secas é a substância gel encontrada em pacotes de sílica.

Ligue e teste o telefone

Depois de passar por todo o processo e ter certeza de que seu telefone está seco, você pode conectá-lo novamente e tentar ligá-lo. Se o celular estiver ativado, é uma evidência de que seu telefone foi salvo, caso contrário, é muito provável que você precise comprar um novo.

Você também pode entrar em contato com o serviço técnico do seu telefone. No entanto, você deve observar que a garantia do dispositivo não cobre danos causados ​​​​pela água.