Pele

Slugging: saiba o que é e como funciona para hidratar a pele

Publicado por
Yanara Cardeal

Uma nova tendência surgiu nas redes sociais : slugging é a nova prática de skincare para uma pele bem hidratada. Mas o que é slugging? Com que produtos são feitos e como? É realmente adequado para todos? Apesar de ser uma moda recente, o slugging sempre foi uma prática conhecida dos dermatologistas e suas origens estão, como muitas vezes acontece, ligadas aos skincare coreanos , para o tratamento de pele seca e eczema.

O que é slugging para a pele

Entre os tratamentos atuais ou cuidados com a pele de que todos falam, parece que slugging, mas a que exatamente isso corresponde? É um método hidratante que ganhou popularidade nas mídias sociais, viralizando no TikTok, e envolve a aplicação de um hidratante oclusivo pesado como a vaselina à noite antes de dormir.

O slugging realmente hidrata a pele? Sim, especialmente se sua pele estiver seca ou comprometida por tratamentos inflamatórios ou condições como eczema. Também é útil para proteger a pele de irritantes externos, tornando-se uma barreira calmante para pele sensível, pele propensa a eczema e pele cicatrizante após procedimentos cosméticos ou cirúrgicos.

Como e quando slugar

Como comer chocolate e navegar no Instagram, é melhor fazer com moderação, especialmente nas noites em que você não está usando ingredientes ativos em sua rotina de cuidados com a pele, como retinóides ou esfoliantes químicos como AHAs. Na verdade, pode ser bom que você passe apenas uma noite por semana e isso será mais que suficiente.

Para quem é indicado e quais os riscos?

Slugging pode beneficiar a pele seca ou sensibilizada, mas aqueles propensos a fugas devem proceder com cautela . Embora a vaselina não seja comedogênica (não causa espinhas), ela bloqueia tudo sob a pele, incluindo os óleos naturais produzidos pela pele naturalmente oleosa. Além de exacerbar a acne, os inchaços podem causar miliária (erupção cutânea) em pessoas que tendem a suar durante o sono.

A vaselina não é hidratante, mas retém a umidade da pele, evitando a perda de água transepidérmica, que ocorre naturalmente. A retenção extra de umidade realmente perturba as funções de barreira natural da pele . Como todas as tendências, portanto, tenha cuidado ao usar esta técnica de cuidados com a pele.

Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Antes de aplicar qualquer produto na pele, consulte seu dermatologista de confiança.