Manter a chama acesa em um relacionamento exige perseverança e dedicação. As coisas não podem progredir se não houver comprometimento e as dinâmicas não prosperarão se não trabalharem juntas por aquele afeto e vínculo que as une. Mas você também tem que entender que existem ciclos e, às vezes, que o amor segue seu curso e se tiver que acabar, não é bom forçar as coisas.
Pode ser difícil aceitar que um relacionamento não está dando certo, mas é melhor perceber os sinais e fazer algo a respeito do que continuar por medo da mudança ou pela simples incapacidade de mudar a rotina. Se o relacionamento não está indo a lugar nenhum, você deve colocar as cartas na mesa. O psicólogo internacional Ángel Rull compartilha os sinais de que um relacionamento não está dando certo e que o amor provavelmente não tem futuro.
A comunicação é muito importante, a partilha, a confiança, e isto implica também a confiança no outro. Conversem, peçam conselhos, digam um ao outro o que sentem e precisam. Se você não compartilha, se não há esses momentos íntimos, é porque algo não está dando certo entre vocês.
Essa falta de comunicação e convivência também tem a ver com desinteresse. Já não fazem planos juntos, já não pensam em surpreender o casal, com um jantar romântico ou um telefonema, por exemplo. Há mais distância do que união.
Se eles estão no mesmo lugar, mas não ‘presentes’, começa a parecer dois estranhos na mesma sala. Eles não passam mais tempo juntos , na verdade, priorizam viver melhor com outras pessoas, mesmo que sejam apenas amigos ou familiares, porque a vida de casal, o próprio parceiro, não é mais uma prioridade.
Relacionamentos íntimos também são uma questão muito importante. Se a frequência com que eles são íntimos está diminuindo, isso é de alguma forma um reflexo de que há falta de interesse e, então, eles começam a diminuir os encontros até que todos os vestígios deles desapareçam.
Se eles discutem e não chegam mais a uma solução, começam a surgir diferenças irreconciliáveis. Eles podem não encontrar acordos comuns sobre seus filhos, sobre objetivos, sobre o futuro; em suma, significa que seus caminhos estão se separando e você não está mais trabalhando para seguir o mesmo caminho.
Finalmente, há um claro desequilíbrio se o relacionamento se tornar tóxico. Se vierem vícios, dependência emocional, controle, desconfiança e afins. A dinâmica parece mais dolorosa do que antes e não há mais harmonia e então, é uma reação ao sentimento de que eles não querem mais ficar juntos.