Siga essas dicas e você vai conseguir parar de roer unhas
Roer as unhas é um hábito comum em qualquer idade e traz graves consequências para a saúde, além de estética deficiente na manicure. Pode ser difícil parar, mas a longo prazo é do seu interesse.
A primeira coisa a ter em mente ao se preparar para interromper esse hábito é que a chave para tudo é a força de vontade. Então, aplicar alguns ou combinar vários dos truques que serão discutidos abaixo ajudará a parar de roer as unhas.
>>Experimente esta máscara regeneradora de café com efeito botox
É bom identificar aqueles momentos em que você costuma roer as unhas para evitá-los. Se, por exemplo, você faz isso quando está entediado, um bom mecanismo é reduzir o tempo de inatividade e manter as mãos ocupadas. Nesse ponto, você precisa encontrar outra atividade ou hobby para substituir sua ansiedade.
Lavar as mãos é necessário para garantir que nenhuma bactéria entre no corpo. A auto-imposição de lavar as mãos toda vez que você roer as unhas, no final, acaba com a vontade de fazer isso por ter que se mover o tempo todo.
>>Faça o seu próprio enxaguatório bucal, adeus ao mau hálito!
Usar esmalte e usar unhas pintadas é uma boa estratégia para evitar mordê-las, principalmente se você souber cuidar para que dure mais tempo. Deve-se notar que também existem vernizes especiais de sabor desagradável. Uma alternativa caseira é esfregar as unhas com alho ou pimenta.
Existem diversos tipos de unhas postiças, como o gel ou a porcelana, que cobrem a unha roída e atuam como um impedimento para fazê-la novamente, além de permitir que você esteja na moda.
Se você tem esse hábito profundamente arraigado, uma dica para não desanimar e jogar a toalha a cada tentativa é considerar diferentes fases. Por exemplo, pare de roer as unhas de uma mão e depois da outra. Se ainda for muito, comece apenas com os polegares e vá subindo.
>>Veja como fazer um tônico facial para eliminar rugas
Ao roer as unhas, você fere o leito ungueal, ou seja, o tecido sobre o qual as unhas assentam. Nas situações mais perigosas, podem ocorrer hemorragias subungueais, que podem causar a perda da unha inteira. Por outro lado, esse mau hábito causa feridas nos dedos que podem infeccionar e levar a fungos ou herpes, vírus de verrugas ou bactérias que causam pus.
Germes ou substâncias tóxicas que estão sob as unhas podem ser ingeridos, o que pode causar infecções e favorecer a disseminação de parasitas intestinais.
>>Como deixar as sobrancelhas crescerem em uma semana e ficar espetacular
Os dentes mais afetados por roer as unhas são os incisivos superiores e inferiores, embora todos percam lentamente o esmalte natural. Além disso, mordiscá-los na boca pode, inadvertidamente, ferir as gengivas ao cravar pequenos pedaços nelas. Isso pode resultar em inflamação, sangramento nas gengivas e mau hálito.
A mandíbula adquire uma posição forçada ao roer as unhas, o que às vezes leva a alterações na articulação temporomandibular, causando ruídos de mordida e dor.
>>Shampoo a seco: veja como usar esse novo aliado da beleza
Com o passar do tempo, a anatomia da unha é alterada, tornando-se cada vez mais larga e curta.
Se o seu vício em roer as unhas é muito forte e você não consegue parar de seguir os conselhos anteriores, você deve procurar um médico para te ajudar a solucionar esse problema.