Não há dúvida de que o WhatsApp é uma das invenções tecnológicas mais importantes que a humanidade já criou, um fato que é sustentado pela simples realidade de ser o aplicativo de mensagens mais utilizado no mundo por pessoas de todas as idades.
Embora seja usado para se comunicar quase constantemente com familiares, amigos e colegas de trabalho, as novas funcionalidades do WhatsApp presentes nas respectivas atualizações contribuem fundamentalmente para a experiência do usuário.
No entanto, de vez em quando surgem problemas em torno do app que causam preocupação entre os usuários. Por exemplo, foi recentemente divulgado um relatório no qual o Meta alerta sobre o possível encerramento de contas devido à presença de alguns aplicativos “proibidos”.
Seu WhatsApp será excluído se você tiver esses aplicativos instalados no celular
Especificamente, a empresa lançou uma espécie de campanha para impedir que os usuários instalem algumas versões modificadas do WhatsApp em seus dispositivos, que foram rejeitadas pelos gestores por não serem oficiais.
Abaixo está a lista de apps que não devem ser usados no seu aparelho:
- WhatsApp Plus
- GBWhatsApp
- FMWhatsApp
- WhatsApp MA
- YoWhatsApp
- Fouad WhatsApp
- OGWhatsApp
- AZWhatsApp
- Alma WhatsApp
- YCWhatsApp
- ZE WhatsApp
- WhatsApp Indigo
- JTWhatsApp
- WhatsApp Aero
- WhatsApp Transparente
- Oi WhatsApp
- YesiiWhatsApp Plus
- WhatsApp Ouro
Diante desta situação, a empresa avisou que encerrará as contas desses usuários de forma definitiva. Inicialmente, será emitido um banimento temporário de 24 horas, período durante o qual o aplicativo não poderá ser usado. Depois que esse período expirar e se você não tiver removido nenhuma dessas versões proibidas, essa conta do WhatsApp será suspensa permanentemente.
A explicação oficial da empresa
No referido relatório, pode-se ler a explicação dada pelos responsáveis sobre esta situação: “Esses aplicativos colocam em risco a privacidade e a segurança. Se usá-los, não há garantia de que suas mensagens ou dados, como sua localização ou os arquivos que você compartilha, são privados e seguros.”
O alerta refere-se ao fato de que essas versões não oficiais não possuem a criptografia de ponta a ponta própria da Meta, um recurso que se tornou essencial para a proteção dos dados de cada usuário. Da mesma forma, há também o risco de conterem algum malware que pode roubar informações valiosas.