Será que a nutella é tóxica e causa câncer?
No início do ano, a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos classificou o principal ingrediente usado para fazer a avelã Nutella e o chocolate para barrar como potencialmente cancerígeno e um risco para a saúde pública.
>Não jogue fora: descubra tudo o que os pés da galinha pode fazer pela sua vida
Um grande conflito de interesses surgiu desde o início do ano até hoje, entre a empresa que fabrica o Nutella, a European Food Safety Authority, a EFSA por sua sigla em inglês, outras instituições como a ONU e o público consumidor.
>Os erros mais comuns ao passar o cabelo: evite-os ou poderá queimar o cabelo!
Este é um debate sobre os riscos do consumo do óleo de palma, classificado como potencialmente cancerígeno. A situação é controversa porque a EFSA garante que Nutella contém grandes quantidades de óleo de palma e pode representar um risco de câncer.
>Descubra como preparar batatas fritas mais crocantes sem óleo e sem procedimentos extensos
Segundo explicação da EFSA, o óleo de palma é potencialmente carcinogênico porque ao ser cozinhado com ele em temperaturas acima de 120°C são gerados agentes com potencial carcinogênico e, portanto, seu consumo deve ser reduzido até que haja estudos conclusivos suficientes para serem concluídos e assim esclarecer a situação.
>Receita simples e rápida: Prepare este suculento frango com laranja
>Reduz a fome: veja os benefícios de beber água de coco com o estômago vazio
No entanto, a empresa italiana que fabrica o Nutella afirmou aos consumidores que seu produto não apresenta nenhum risco de câncer e que é seguro para consumo.
>A receita de nutella mais fácil do mundo fica pronta em apenas 2 minutos
O debate continua, depois que a empresa ferrero lançou uma campanha publicitária na Itália chamada “Nutella segura para comer”. A opinião pública sugere que a razão para não trocar o óleo de palma por uma opção mais segura está em seu preço, que é mais baixo do que as outras opções. No entanto, a empresa destaca que o uso de outro óleo mudaria o sabor do produto.
>Clarear os dentes naturalmente com apenas um ingrediente caseiro
Espera-se uma decisão até o final do ano, embora seja improvável que a EFSA vá proibir este alimento. Por sua vez, a Organização Mundial da Saúde e a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas também alertaram os consumidores sobre os riscos do óleo de palma.
>Laranja recheada, uma sobremesa requintada explicada de forma muito simples