A cor da gema do ovo é um assunto que intriga muitas pessoas. Algumas acreditam que a tonalidade da gema influencia nos benefícios nutricionais do ovo, enquanto outras pensam que é apenas uma questão de estética. Mas, afinal, a cor da gema do ovo realmente altera seus benefícios?
Neste artigo, vamos explorar essa questão e descobrir o que realmente está por trás da variação de cores.
A cor da gema do ovo é determinada, principalmente, pela dieta das galinhas. Pigmentos naturais como xantofilas e carotenoides, presentes em alimentos como milho e alfafa, são responsáveis pela tonalidade mais escura. Já galinhas que consomem ração com menor teor desses pigmentos, tendem a produzir ovos com gemas mais claras.
Ao contrário do que muitos pensam, a cor da gema não interfere no valor nutricional do ovo. Tanto as gemas claras quanto as escuras oferecem a mesma quantidade de proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais essenciais para a saúde.
Independentemente da cor, os ovos são uma excelente fonte de:
Embora a cor da gema não defina o valor nutricional do ovo, outros fatores podem ser considerados na hora da compra:
Lembre-se: a cor da gema do ovo não é um indicador preciso de sua qualidade nutricional. Ao escolher seus ovos, priorize a procedência, a criação das galinhas e a alimentação natural, para garantir um alimento rico em nutrientes e saboroso para sua saúde.