Um grupo de senadores da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU) uma auditoria na concessão do programa social Bolsa Família no Estado do Nordeste.
O sistema de notícias em tempo real do grupo Estado, Broadcast revelou na última quarta-feira (04) que a região recebeu 3% dos benefícios concedidos no mês de janeiro de 2020. Por outro lado, os estados do Sudeste e Sul foram privilegiados nas concessões e reuniram 75% dos benefícios no primeiro mês deste ano.
Na semana passada, os senadores aprovaram um convite ao ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, para explicar a fila de espera do Bolsa Família na Comissão de Desenvolvimento Regional da Casa. O Estado de São Paulo publicou no último dia 18, a fila já chega a 3,5 milhões de pessoas, o que representa 1,5 milhão de famílias de baixa renda.
Agora, senadores preparam um novo pedido para Onyx ir ao Congresso explicar a situação do programa no Nordeste. Além disso, eles querem um que seja realizado novo pente-fino do TCU.
Após protocolar o pedido à corte de contas, o senador líder do PT, Rogério Carvalho (SE) publicou um vídeo nas redes sociais. “Parece que o governo federal está perseguindo o povo nordestino e da Região Norte. Tem mais de um milhão de famílias esperando para receber o benefício. Então queremos saber o que está acontecendo”, disse.