O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) lançou, em parceria com a TV Justiça, o curso on-line e gratuito Processo Legislativo Regimental. A série de cinco videoaulas é conduzida pelo consultor legislativo do Senado, Luciano Oliveira, e traz o passo a passo da criação de leis no Senado e na Cùmara. O curso é aberto para todos os cidadãos, bastando se inscrever na plataforma Saberes (saberes.senado.leg.br), do ILB.
Com carga horĂĄria de 12 horas, o curso pode ser feito em atĂ© 60 dias e poderĂĄ ser Ăștil para quem estĂĄ se preparando para o concurso do Senado, cujo edital estĂĄ previsto para este semestre. No mĂłdulo de apoio da plataforma, o estudante encontra sugestĂ”es de livros e referĂȘncias bibliogrĂĄficas que podem ajudar na preparação. No portal do Senado, foi criada uma pĂĄgina com todas as informaçÔes que tambĂ©m dĂŁo acesso aos cursos online do ILB.
As videoaulas, produzidas pela TV Justiça para o programa Saber Direito, detalham as regras que orientam o processo legislativo na CĂąmara dos Deputados, os ritos no Senado Federal, no Congresso Nacional, o rito das medidas provisĂłrias e os chamados incidentes processuais regimentais, como pedidos de vista, destaques e questĂ”es de ordem. Para ajudar na fixação dos conhecimentos, as videoaulas utilizam uma ferramenta de aprendizagem cada dia mais frequente: o quiz. O sexto vĂdeo faz uma revisĂŁo de todo conteĂșdo a partir de questionamentos de estudantes.
O ILB oferece ainda uma versĂŁo do curso em PDF, com a transcrição das aulas preparada pela equipe do Serviço de Ensino Ă DistĂąncia (Seed) do ILB. Ao final, o estudante deve fazer uma avaliação. Quem atingir 70 dos 100 pontos terĂĄ acesso ao certificado de conclusĂŁo, que Ă© liberado 21 dias apĂłs a matrĂcula no curso.
Segundo MĂĄrcio Coimbra, diretor-executivo do ILB, a iniciativa pretende transformar o instituto em uma plataforma digital. â JĂĄ possuĂmos um leque grande de cursos EAD e sabemos que o ensino on-line Ă© fundamental para agregar nossas duas frentes: capacitação interna e alcance nos estados.
Assim estamos colocando o Interlegis/ILB na vanguarda do ensino legislativo â ressaltou o diretor.
Por AgĂȘncia Senado