Seis molhos da cozinha italiana para deixar qualquer massa deliciosa.
O italiano tem uma quantidade suficiente de preparações, a começar pelo tradicional macarrão italiano, que chegou à Itália por Marco Polo no século XVIII com a volta de uma de suas viagens que fez à China.
>Aprenda esta deliciosa receita de macarrão com molho de queijo
A partir desse momento, os italianos se tornaram os criadores de diversas formas e preparações de massas, que já hoje são conhecidas mundialmente.
Embora seja verdade que os italianos se encarregaram de conceber uma infinidade de massas, também faziam várias preparações ao mesmo tempo, para as acompanhar.
>Como fazer o melhor molho caseiro: segredo para sua pizza ficar uma delícia
Uma das preparações essenciais para acompanhar uma massa são os molhos tradicionais. Aqui vou falar sobre os seis molhos básicos que você deve saber sobre a cozinha italiana para criar deliciosos pratos italianos.
>A batata palito com molho barbecue saudável que você preparará todos os dias
Este molho é muito simples e contém ingredientes típicos da cozinha italiana como tomate, cebola, azeite, sal e pimenta. É a base de muitas preparações e combina bem com massas, podendo até ser utilizado como base de pizza.
>Aprenda a preparar deliciosas asas de frango com molho de coca-cola
O molho pesto vem da época romana, chamado Moretum, em que queijo, ervas e alho eram esmagados. Mais tarde, na região da Ligúria, esta receita foi levada, incluindo o manjericão entre seus principais ingredientes.
É por isso que o típico pesto, mais conhecido como genovês, é composto por 7 ingredientes que são manjericão, azeite, pinhão, queijo parmesão, queijo pecorino, alho e sal marinho. Existem também algumas variantes, como o pesto rosso, que tem tomates secos e pimenta como ingredientes.
>Prepare estes rolinhos de frango com espinafre e molho Alfredo em 20 minutos
O molho carbonara é um acompanhamento típico das massas da região de Roma e Lácio, embora a sua origem seja incerta. Diz-se que os carvoeiros o inventaram durante as suas longas estadas no campo e há também uma versão de que foi inventado durante a Segunda Guerra Mundial, para alimentar as tropas americanas que libertaram Roma.
Entre os ingredientes que compõem esta receita estão o ovo, as natas, o bacon e o queijo parmesão.
>Refeições com mais sabor: prepare este molho rico de coentros em apenas 5 minutos
O molho putanesca é um clássico do livro de receitas italiano feito com tomates, anchovas, alcaparras e azeitonas pretas. A sua origem não é totalmente clara, embora se diga que este molho era utilizado para acompanhar as massas por mulheres que trabalhavam à noite, devido à facilidade do seu preparo e por ser feito com os ingredientes básicos de qualquer despensa italiana.
>Da Itália para sua mesa: Descubra como preparar o molho tradicional à bolonhesa
A história do molho Alfredo remonta à Calle Scrofa em Roma em 1907, onde Alfredo di Lelio se encarregou de preparar pratos simples, com ótima apresentação e sabor. É a ele quem se credita esta receita simples e deliciosa que podemos encontrar em todos os restaurantes italianos, feita com ovos, queijo parmesão e manteiga.