Seis estratégias de marketing recomendadas para crescer no TikTok

Publicado por
Evelin Leone
Seis estratégias de marketing recomendadas para crescer no TikTok – Foto: Amanda Costa

Seis estratégias de marketing recomendadas para crescer no TikTok.

O TikTok se tornou uma das redes sociais de crescimento mais rápido nos últimos meses. Supera 800 milhões de usuários em todo o mundo, 100 milhões deles na Europa, e tem sido o aplicativo mais baixado da Apple Store e do Google Play em todos os meses que estivemos em 2020, exceto em abril, quando o Zoom o superou.

A TikTok disponibiliza para marcas listas de influenciadores com quem eles poderiam trabalhar sua estratégia de conteúdo. Uma das razões para este sucesso é o quão viciante é o seu algoritmo, capaz de selecionar conteúdos altamente orientados para o gosto do utilizador, com um nível de sucesso superior ao de outras plataformas.

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Marcas e empresas estão cientes – ou deveriam estar – da explosão do TikTok, e muitas já incorporaram essa rede em estratégias de visibilidade e marketing, por meio de vídeos curtos e divertidos.

O TikTok oferece ótimas oportunidades para as empresas, pois a concorrência em marketing ainda é baixa e as oportunidades de trabalhar com publicidade são muito atrativas. É hora de se posicionar sobre ela, mas é preciso levar em conta que se trata de uma plataforma diferente e que a forma de atuar não pode ser igual às demais redes sociais. Para quem está pensando em fazer campanha no TikTok, aqui estão algumas dicas:

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Nova linguagem:

TikTok é uma rede que premeia acima de tudo a originalidade e personalidade do conteúdo, por isso é importante entender como funciona a plataforma e saber quais códigos os usuários utilizam. Saber o que é um desafio ou aprender como tirar o máximo proveito dos filtros é essencial.

Marketing de conteúdo:

O marketing de conteúdo é uma estratégia que pode trazer bons resultados, porém, no TikTok você tem que ser mais criativo se possível do que nas outras redes sociais. É totalmente proibido copiar o que os outros fazem, você tem que inovar.

Você pode reciclar o conteúdo de outras plataformas – por exemplo, do blog da empresa – para promovê-lo no TikTok, mas lembre-se que é um canal totalmente diferente e os códigos não são os mesmos. Possivelmente, nem mesmo a pessoa que assina o conteúdo precisa ser a mesma. No TikTok, a chave é diferenciar-se.

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Idade dos usuários:

No início, o TikTok era uma rede voltada para um público muito jovem, entre 15 e 25 anos. Porém, se você ainda pensa que é apenas uma rede para adolescentes, você se engana. Desde os meses de confinamento, cada vez mais o público adulto, com mais de 25 anos, aderiu à rede social.

Na verdade, os maiores de 25 anos já constituem 67% dos usuários da rede social. Este é um público-alvo que muitas marcas desejam alcançar e que podem ainda não ter percebido que estão no TikTok. Existe, portanto, uma grande oportunidade de atrair novos clientes utilizando esta rede social de forma adequada.

Pergunte ao público:

Não tenha medo de ir diretamente aos seus seguidores e perguntar que tipo de conteúdo eles esperam de sua marca no TikTok. Essa bidirecionalidade deve ser ainda mais potencializada nessa rede social, e são os próprios usuários que vão fornecer à marca mais informações para reorientar sua estratégia. O desafio é saber ouvir o que eles nos contam.

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Use hashtags:

No TikTok, para que os usuários encontrem o conteúdo, é necessário usar as hashtags corretas. Para encontrar as hashtags que melhor posicionam o conteúdo, basta escrever uma palavra-chave para a qual deseja posicionar o conteúdo e anotar todas as variações e sugestões que aparecerem. Embora não haja limite de hashtags, o ideal é focar em 3 ou 5 hashtags e trabalhá-las bem.

Campanhas de publicidade:

A publicidade TikTok é única na medida em que muitas das opções oferecidas são baseadas na colaboração com outros criadores. É um tipo de publicidade ativa que oferece grande visibilidade, já que o TikTok ainda fornece uma lista de “influenciadores” para trabalhar. Além disso, também é possível comprar publicidade mais tradicional, que aparecerá no feed dos usuários, criar efeitos exclusivos de marca ou até mesmo promover sua própria hashtag.

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