Seis estratégias de marketing recomendadas para crescer no TikTok.
O TikTok se tornou uma das redes sociais de crescimento mais rápido nos últimos meses. Supera 800 milhões de usuários em todo o mundo, 100 milhões deles na Europa, e tem sido o aplicativo mais baixado da Apple Store e do Google Play em todos os meses que estivemos em 2020, exceto em abril, quando o Zoom o superou.
A TikTok disponibiliza para marcas listas de influenciadores com quem eles poderiam trabalhar sua estratégia de conteúdo. Uma das razões para este sucesso é o quão viciante é o seu algoritmo, capaz de selecionar conteúdos altamente orientados para o gosto do utilizador, com um nível de sucesso superior ao de outras plataformas.
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Marcas e empresas estão cientes – ou deveriam estar – da explosão do TikTok, e muitas já incorporaram essa rede em estratégias de visibilidade e marketing, por meio de vídeos curtos e divertidos.
O TikTok oferece ótimas oportunidades para as empresas, pois a concorrência em marketing ainda é baixa e as oportunidades de trabalhar com publicidade são muito atrativas. É hora de se posicionar sobre ela, mas é preciso levar em conta que se trata de uma plataforma diferente e que a forma de atuar não pode ser igual às demais redes sociais. Para quem está pensando em fazer campanha no TikTok, aqui estão algumas dicas:
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TikTok é uma rede que premeia acima de tudo a originalidade e personalidade do conteúdo, por isso é importante entender como funciona a plataforma e saber quais códigos os usuários utilizam. Saber o que é um desafio ou aprender como tirar o máximo proveito dos filtros é essencial.
O marketing de conteúdo é uma estratégia que pode trazer bons resultados, porém, no TikTok você tem que ser mais criativo se possível do que nas outras redes sociais. É totalmente proibido copiar o que os outros fazem, você tem que inovar.
Você pode reciclar o conteúdo de outras plataformas – por exemplo, do blog da empresa – para promovê-lo no TikTok, mas lembre-se que é um canal totalmente diferente e os códigos não são os mesmos. Possivelmente, nem mesmo a pessoa que assina o conteúdo precisa ser a mesma. No TikTok, a chave é diferenciar-se.
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No início, o TikTok era uma rede voltada para um público muito jovem, entre 15 e 25 anos. Porém, se você ainda pensa que é apenas uma rede para adolescentes, você se engana. Desde os meses de confinamento, cada vez mais o público adulto, com mais de 25 anos, aderiu à rede social.
Na verdade, os maiores de 25 anos já constituem 67% dos usuários da rede social. Este é um público-alvo que muitas marcas desejam alcançar e que podem ainda não ter percebido que estão no TikTok. Existe, portanto, uma grande oportunidade de atrair novos clientes utilizando esta rede social de forma adequada.
Não tenha medo de ir diretamente aos seus seguidores e perguntar que tipo de conteúdo eles esperam de sua marca no TikTok. Essa bidirecionalidade deve ser ainda mais potencializada nessa rede social, e são os próprios usuários que vão fornecer à marca mais informações para reorientar sua estratégia. O desafio é saber ouvir o que eles nos contam.
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No TikTok, para que os usuários encontrem o conteúdo, é necessário usar as hashtags corretas. Para encontrar as hashtags que melhor posicionam o conteúdo, basta escrever uma palavra-chave para a qual deseja posicionar o conteúdo e anotar todas as variações e sugestões que aparecerem. Embora não haja limite de hashtags, o ideal é focar em 3 ou 5 hashtags e trabalhá-las bem.
A publicidade TikTok é única na medida em que muitas das opções oferecidas são baseadas na colaboração com outros criadores. É um tipo de publicidade ativa que oferece grande visibilidade, já que o TikTok ainda fornece uma lista de “influenciadores” para trabalhar. Além disso, também é possível comprar publicidade mais tradicional, que aparecerá no feed dos usuários, criar efeitos exclusivos de marca ou até mesmo promover sua própria hashtag.
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