Seis erros que cometemos todos os dias ao tomar banho.
Fazemos isso praticamente em todos os dias. O banho é necessário para limpar nosso corpo e cabelo das toxinas e sujeira que acumulamos diariamente.
Então, há uma maneira de tomar banho ruim? A resposta é sim, e nos referimos especificamente a costumes que talvez tenhamos adotado ao longo do tempo, que estão inadvertidamente prejudicando nossa pele.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que você não precisa de mais de 5 minutos para ensaboar o corpo e o cabelo. Na verdade, passar muito tempo debaixo de água quente faz com que nossos poros se abram, a pele fique desidratada e o couro cabeludo resseque. Além disso, o ideal é que a água seja morna.
Se você cometer o erro acima, provavelmente também está cometendo este. Lavar o rosto com água muito quente é prejudicial ao rosto, pois promove a desidratação. Você pode achar isso desconfortável, mas a água fria é melhor. Dica: Evite esta etapa no banho e faça-o de antemão na pia.
Segundo dermatologistas, produtos excessivamente perfumados “podem causar alergias ou dermatites em peles sensíveis”.
Para a saúde da sua pele é importante que você use sabonetes com pH neutro, em torno de 5, e use ainda um sabonete específico para a área íntima.
É um grande erro deixar a lâmina no chuveiro quando não a está usando. O ambiente quente e úmido cria o ecossistema perfeito para o nascimento de bactérias, que podem causar uma infecção se você se cortar.
Certifique-se de secar a lâmina completamente quando terminar de usá-la e guarde-a em um local seco.
Para secar o corpo, o melhor para a pele é dar pequenos toques para que a toalha absorva o excesso de água. Principalmente, recomenda-se não esfregar os cabelos com a toalha, pois essa prática favorece sua quebra e enfraquece.
Uma superabundância de xampu e condicionador pode causar o efeito contrário. O excedente sempre fica na fibra capilar, agregando peso e reduzindo o brilho aos fios. A dose certa é do tamanho de uma noz para um cabelo com comprimento médio.