Cabelos

Seis dicas para usar uma chapinha e não danificar o cabelo

Publicado por
Evelin Leone

O abuso ou mau uso da chapinha pode acelerar sua queda, a quebra, ressecamento, então para não danificar seu cabelo vamos te dar dicas. Um dos aparelhos que mudou a vida de milhares de mulheres no mundo são os alisadores de cabelo.

Eles permitem variar os penteados e resolver rapidamente situações em que os salões de beleza não estão disponíveis. Se é verdade que são uma solução diária, também é uma realidade que a utilização destes dispositivos coloca em risco a saúde capilar. Tem um grande potencial a nível estético mas implica um perigo para o cabelo devido às altas temperaturas a que está sujeito.

Seis dicas para usar uma chapinha e não danificar o cabelo

Para evitar danificar o cabelo, damos-lhe seis dicas que deve seguir para que o seu cabelo não perca o brilho nem fique seco devido ao uso de ferros:

Não use no cabelo molhado

As placas, apesar de serem projetadas para não queimá-lo, possuem um poder que aumenta muito a temperatura do cabelo.

Passar a chapinha nos fios molhados não só maltrata o cabelo ao extremo, mas o deixa opaco, você queima, as pontas se abrem e a chamada orzuela aparece.

Reduza a temperatura

O ideal é que o calor dos ferros oscile em torno de 180 graus, se for menor, nada acontece, mas nunca ultrapasse 230 graus porque você vai queimar o cabelo.

Use um protetor térmico

A maioria das mulheres precisa resolver as coisas muito rapidamente e para estar bem arrumada, usamos muito chapinha. Se você não pode dar um descanso, é recomendado que você use protetores, para proporcionar suavidade.

Os protetores ideais são aqueles que possuem principalmente néctar térmico nutritivo, mas se você quer que seu cabelo fique mais manso, deve usar o de queratina.

Use banho de creme

Se passa todos os dias a passar o cabelo, é importante que o lave com um bom champô e aplique um banho de creme. Isso é especialmente recomendado para cabelos secos, com tintura, banho de cor ou luzes.

Não abuse da  chapinha

O ideal é que você não dê mais de três passagens na mesma mecha. Para evitar tantas vezes, a tática é dividir o cabelo em pequenas mechas e fazê-lo devagar na primeira vez.

Dê um tempo no seu cabelo

Se você é daquelas que passa ferro todos os dias, com o tempo seu cabelo vai sofrer. Portanto, é necessário dar uma pausa de pelo menos dois ou três dias para passá-lo novamente e assim evitar maltratar a cutícula.