De acordo com o especialista João Adolfo de Souza, alguns passos podem elevar o status de um canal na plataforma do YouTube. O vídeo é um dos formatos de mídia mais consumidos da internet. No YouTube, existem mais de 2.5 bilhões de usuários ativos mensalmente, consumindo os mais diversos conteúdos que estão disponíveis na plataforma.
O Youtube é a segunda maior rede social do planeta, atrás apenas do Facebook, que conta com 2.9 bilhões de usuários ativos mensalmente.
Com isso em mente, estar na plataforma de vídeos do Google é algo de extrema importância. Afinal, a rede social se tornou fundamental na estratégia daqueles que querem marcar presença e crescer no ambiente digital, seja com uma empresa ou como produtor de conteúdo.
De acordo com João Adolfo de Souza, administrador de empresas e fundador da João Financeira, algumas dicas são capazes de facilitar o crescimento de usuários dentro da plataforma.
“Existem algumas coisas que, se eu soubesse quando comecei, teria alcançado o que tenho hoje de maneira muito mais rápida. O primeiro desses pontos é a consistência. Manter um cronograma de publicações é fundamental, para que os espectadores fiquem engajados e tenham o desejo de voltar ao canal para acompanhar outros conteúdos”, relata.
Entender como funciona o conceito de SEO também é crucial para impulsionar um canal no Youtube. “É preciso certificar-se de usar palavras-chaves relevantes no momento e títulos que sejam atraentes, ajudando os vídeos a serem encontrados com uma maior facilidade nos resultados de pesquisas na plataforma. Esse é um passo fundamental para se destacar em um ambiente repleto de vídeos sobre os mais diversos assuntos”, pontua o administrador.
As thumbnails, que são as capas dos vídeos, também são um grande ponto de atenção. “Esse é o primeiro contato visual com o vídeo e deve, de alguma maneira, chamar a atenção do usuário para que ele sinta curiosidade ou interesse para clicar naquela imagem e assistir o vídeo em questão”, declara o especialista.
Para o fundador da João Financeira, a interação com outros usuários pode ser considerada como um grande diferencial. “Interaja com sua comunidade, responda comentários e perguntas dos seguidores. Isso irá incentivá-los a participar de forma mais ativa com o canal em outros vídeos e publicações”, revela.
De acordo com o administrador de empresas, as parcerias com outros criadores de conteúdo podem ser um pontapé para o sucesso. “Trabalhar com outras pessoas, que tem um público estabelecido no youtube, pode ajudar a expandir o alcance de usuários e atrair novos espectadores para o canal”, finaliza.