Seis alimentos que você nunca deve reaquecer no microondas. Como é sabido, o micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais utilizados na cozinha. No entanto, e apesar do uso constante, ainda existem algumas dúvidas sobre as medidas de segurança a que deve ter atenção ao cozinhar, aquecer ou descongelar alimentos. Em seguida, aqueles que você nunca deve aquecer nele.
Embora o micro-ondas tenha a velocidade necessária para aquecer alimentos já cozidos, seu uso não deve ser universal. Por esta razão, não é qualquer alimento que deve ser aquecido em tal aparelho. Por exemplo, certos alimentos, como hambúrgueres ou sanduíches, precisam de outra fonte de calor para restaurar seu sabor original.
Aqui estão os 6 alimentos que nunca devem ser levados ao micro-ondas e por quê:
1. Frango frito
A melhor maneira de aquecer o frango frito é colocando-o em uma assadeira ou frigideira. Cada pedaço deve ser coberto com papel alumínio e cozido no forno a 180/190 graus por cerca de 10 minutos. Em seguida, retire o papel alumínio e continue cozinhando até que a pele recupere uma textura crocante.
2.Pizza
O tipo de cozimento no micro-ondas estraga a textura do pão e, por isso, também a da pizza. A melhor opção para recuperar o sabor é aquecê-lo na panela ou no forno. Se houver poucas porções, você terá que colocá-las em uma panela no queimador em fogo médio. Assim a crosta ficará crocante. Se for uma pizza cheia, é melhor colocá-la na prateleira do meio do forno a cerca de 180 graus.
3. Carne
Toda a carne que sobrar de um bom churrasco deve ser aquecida corretamente para apreciá-la assim como quando foi cozida. Para isso, é melhor cortá-lo em fatias finas. Com um pouco de óleo em uma panela, cozinhe em fogo médio até ficar quente o suficiente. Você também pode colocar as fatias finas em uma assadeira com óleo ou caldo e cozinhar em temperatura baixa, para que não perca umidade ou seque.
4. colar
Para saborear uma massa simples, sem molho ou recheio, a melhor forma de aquecê-la é em água fervente por alguns minutos, dependendo do tipo de massa. No entanto, se tiver um molho cremoso ou óleo, a massa deve ser colocada em uma panela em fogo médio-baixo. Isso é combinado com uma pequena quantidade de gordura, como creme ou óleo (o que foi usado quando foi cozido pela primeira vez).
Se a massa tiver um molho à base de tomate, ela pode ser reaquecida em uma panela em fogo médio. Se o molho estiver muito grosso, adicione um pouco de água enquanto aquece e tempere novamente. Tudo vai em uma panela em fogo médio.
5. Batatas fritas
As batatas fritas nunca mais terão o mesmo sabor de quando estavam frescas. No entanto, a melhor maneira de cozinhá-los é em uma panela com óleo. Recomenda-se aquecer um pouco de óleo numa frigideira antiaderente, colocar as batatas fritas e deixar fritar até ficarem douradas e estaladiças. Retire as batatas fritas e escorra o óleo restante em um prato forrado com papel toalha. Por fim, polvilhe-os com um pouco de sal.
6. Caçarolas ou ensopados
Para um aquecimento uniforme, caçarolas e ensopados são melhor aquecidos no forno. Para isso, você deve adicionar um pouco de água para evitar que seque e depois cobrir bem com papel alumínio. Asse em fogo baixo e verifique a temperatura do meio da panela, pois demora mais para esquentar.