Segurados do INSS podem receber 2ª parcela do décimo terceiro menor que 1ª. Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já começaram a receber a primeira parcela do 13º salário na última segunda-feira (25/05).
Como acontece todos os anos, a data de depósito varia de acordo com o valor que o segurado recebe do INSS e o número final do benefício, sem considerar o dígito.
O próximo depósito por exemplo, acontece nesta quarta-feira (04/05) – veja o calendário completo abaixo. Todos os segurados vão receber a primeira parcela até sexta-feira (06/05).
De acordo com o governo federal, cerca de 30,5 milhões de segurados do INSS serão beneficiados.
Calendário do 13º do INSS para 2022
As datas mudam conforme o valor da aposentadoria, pensão ou auxílio e o número final do benefício, sem considerar o dígito. Se o número do benefício é 123.456.789 – 0, por exemplo, não considere o “0”. O número final é 9. Confira as datas:
Valores da 1ª parcela e 2ª parcela podem ser diferentes
Como todos já sabem, a primeira parcela do décimo terceiro salário dos segurados do INSS condiz a 50% do valor total do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Neste caso, o valor é calculado de forma proporcional.
Aposentados e pensionistas que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também podem ter uma parcela menor do que os 50%. Nesse caso, a antecipação é calculada de acordo com o tempo de duração do benefício.
Já a segunda parcela do décimo terceiro salário será depositada entre 25 de maio e 7 de junho. Esta também segue as liberações de acordo com o valor que recebe e o número final do benefício.
Entretanto, alguns beneficiários do INSS podem receber um valor menor nesta etapa. Isso ocorre porque, em alguns casos, pode haver o desconto do Imposto de Renda.
Portanto, esse desconto varia de acordo com cada segurado.