O tamarindo é uma árvore de folha larga que produz um fruto conhecido por ter alta concentração de antioxidantes e essa característica o torna um importante amigo da pele. Agora vamos falar sobre todos os segredos e propriedades do tamarindo para uma pele bonita.
A árvore do Tamarindo é nativa da África, embora também cresça em outros países como Índia, Paquistão e outras regiões tropicais . A árvore produz vagens semelhantes a feijão cheias de sementes cercadas por polpa fibrosa. Esta fruta pode ser usada para tratar muitos problemas de pele , desde a hiperpigmentação até a prevenção de rugas, que listamos abaixo, uma a uma.
O tamarindo que podemos comprar em algumas farmácias, herbalistas e online, é muito útil para prevenir os sinais de envelhecimento. Por quê? Fornece ácido hialurônico, um polissacarídeo natural do corpo, muitas vitaminas (C, A, E, B e K) e minerais amigos da pele, como ferro, magnésio, fósforo, cobre, potássio, selênio e zinco. Essas substâncias têm ação antienvelhecimento. Além disso, é rico em proantocianidinas oligoméricas (OPC), antioxidantes que também possuem propriedades anti-inflamatórias e anti-histamínicas. Eles ajudam a estabilizar e sintetizar o colágeno, uma proteína essencial para a elasticidade da pele.
É uma fonte de alfa-hidroxiácidos, ou AHAs, que são ácidos naturais encontrados em algumas frutas. Os alfa-hidroxiácidos são ótimos para a saúde da pele, principalmente porque ajudam a remover as células mortas da pele, revelando uma pele clara e brilhante por baixo.
As estrias ocorrem devido a flutuações repentinas no peso. Os AHAs atuam a nível celular, estimulando a produção de colágeno e consequentemente tornando a pele mais elástica.
A presença de alfa-hidroxiácidos também permite que a pele seja esfoliada, removendo as células mortas e estimulando a regeneração celular. Isso torna a pele mais receptiva aos ingredientes ativos presentes nos cremes.
As sementes de tamarindo são ricas em polissacarídeos (termo científico para uma longa cadeia de moléculas de açúcar) xiloglucanos. Os xiloglucanos ajudam a reter a umidade da pele e melhorar sua elasticidade.
Os AHAs presentes nos tamarindos, como ácido málico, ácido tartárico, ácido lático e ácido cítrico, não são apenas dermatologicamente seguros, mas também são úteis para clarear manchas (hiperpigmentação) e combater manchas causadas pela superexposição à luz solar.
O tamarindo é rico em vitamina A e vitamina K, substâncias importantes para combater a acne. Além disso, contêm ácido linoleico e oleico, que regulam a produção de sebo.
O tamarindo é de natureza ácida e pode não ser adequado para peles sensíveis. Portanto, evite colocar polpa de tamarindo concentrada em seu rosto, mas dilua-a com um óleo transportador (como óleo de amêndoa) ou leite. Além disso, será bom fazer um teste em uma pequena área: se sentir uma sensação de queimação, enxágue imediatamente.
Veja aqui uma máscara caseira com tamarindo para cuidar da sua pele.
Não esqueça de consultar o dermatologista antes de usar qualquer coisa na pele.