SECAR ROUPA DENTRO DE CASA FAZ MAL? Veja o que acontece

Vamos descobrir os verdadeiros motivos e se essa prática é boa ou ruim!

Secar roupa dentro de casa faz mal? Veja o que acontece. Vamos descobrir os verdadeiros motivos e se essa prática é boa ou ruim!

Existem hábitos que muitas vezes aprendemos quando crianças, assim como outros que são adquiridos por necessidade. Por exemplo, quando nossas roupas ainda não estão completamente secas, trazemos para dentro de casa para terminar de secar. A pergunta que devemos nos fazer é: secar roupa dentro de casa faz mal?

Isso acontece na maioria dos casos com quem mora em apartamento, talvez não tenha área apropriada para estender. Por isso, ela não tem escolha a não ser deixar a roupa secando dentro de casa em algum ambiente.

Há quem preconize acabar com esse hábito o mais rápido possível, na verdade devemos evitá-lo ao máximo e existem motivos para tomar esse cuidado. Vamos descobrir os verdadeiros motivos.

Secar roupa dentro de casa faz mal? Veja o que acontece
Secar roupa dentro de casa faz mal? Veja o que acontece

Porque é melhor não secar roupa dentro de casa

Com certeza, antes isso não acontecia muito porque a maioria morava em casas e com mais espaços. Porém, o hábito de colocar roupas dentro de casa era costume em dias de chuva. Vejamos a seguir quais são os motivos para abandonar esse hábito:

1. Problemas respiratórios:

Quando secamos as roupas dentro de casa, toda a umidade das roupas evapora nas paredes e no teto. Desta forma, tudo permanece no ambiente úmido. Embora seja verdade que o aroma do amaciante fica impregnado no ambiente e é agradável, ele é perigoso para a saúde.

Dizemos isso porque essa umidade instalada é perfeita para a proliferação de fungos, quando são respirados em excesso, são geradas doenças respiratórias. Especialmente, é muito arriscado em pessoas com condições alérgicas. Sem dúvida, secar roupas dentro de casa pode prejudicar nossa saúde.

2. Umidade no ambiente:

Após a evaporação da água das roupas permanecer no ambiente, essa umidade ficará cada vez mais fria e exalará um odor desagradável devido ao crescimento de mofo. Como sabemos, a própria umidade, principalmente no inverno, pode causar dificuldades respiratórias. Porque essa umidade não é limpa e saudável, muito pelo contrário.

3. Roupas fedorentas:

Outra consequência adversa, quando deixamos a roupa na máquina de lavar após o término da lavagem e ela está fechada, o que acontece é que vai cheirar mal quando abrimos a porta, o mesmo acontece quando secamos a roupa dentro de casa. Como não recebem sol nem vento, as roupas secam por dentro com uma sensação de umidade e um cheiro incomum.

Opções de secagem:

Se for o nosso caso, não temos escolha a não ser fazer o mesmo, podemos tomar algumas precauções para a saúde da família:

1. Mantenha portas e janelas abertas: Se formos colocar o tender dentro, a recomendação é colocá-lo perto de uma janela aberta. Dessa forma, a água que evapora, ao invés de ficar no ambiente, irá para fora. A ideia é circular o ar.

2. Acelerar a secagem com a ajuda de um ventilador:  Essa é outra opção para agilizar a secagem em menos tempo, ou seja, podemos ligar um ventilador em frente ao varal para que o vento ajude a água da roupa a evaporar rapidamente.

3. Como última recomendação,  após a secagem dessas roupas, passamos a ferro todas as roupas para que fiquem perfumadas e secas.

Vamos seguir ao pé da letra com essas recomendações e evitar secar roupa dentro de casa pois pode prejudicar nossa saúde!