Se você ver essas coisas no caixa eletrônico, não coloque seu cartão para sacar dinheiro
Os caixas eletrônicos são uma ótima alternativa para ter dinheiro em espécie a qualquer hora do dia, já que não é necessário ir a uma agência bancária e os custos de cada saque são menores ou até gratuitos em comparação aos feitos na boca do caixa.
No entanto, os criminosos também aproveitam essa alternativa para encontrar diferentes formas que lhes permitam roubar dinheiro dos cidadãos. Por isso, é importante tomar todas as precauções necessárias ao ir a um caixa eletrônico e ainda mais nestes tempos em que a segurança nas cidades está aumentando .
O Informe Brasil oferece 6 dicas para você tomar cuidado com a criminalidade ao usar caixas eletrônicos:
1- Elementos estranhos: Antes de realizar qualquer transação, é importante verificar se o caixa eletrônico possui adesivos sobrepostos nos teclados. À menor suspeita, é melhor notificar imediatamente o banco.
2- Verifique a tela: Antes de colocar o seu cartão, verifique se o caixa está na tela inicial ou se alguém deixou alguma transação em andamento.
3- Verifique o dispensador de cédulas: Olhe também se o local que sai o dinheiro não está mal instalado ou tenha algo estranho.
4- Se, ao realizar uma operação, o caixa não entregar o dinheiro, o usuário deve ligar imediatamente para o banco, informando a situação e o número do caixa eletrônico que utilizou para fazer a transação.
5- Ao digitar a senha, cubra o teclado: Para impedir fraudes, também é fundamental evitar que criminosos possam gravar ou espionar as teclas que digitamos no teclado.
6- Não permita a ajuda de estranhos se o caixa eletrônico não estiver funcionando. A melhor coisa a fazer quando essa situação surgir é ir a outro caixa eletrônico.
7- O usuário nunca deve perder de vista o seu cartão e não deve entregá-lo a ninguém para ajudá-lo a fazer uma transação.
8- Ao se deparar com algo estranho, não disque a senha: Uma vez inserido o cartão, não há necessidade de se apressar para inserir a senha. Você só precisa fazer isso quando essa instrução aparecer na tela.
Golpe 1: Uma das formas mais utilizadas pelos ladrões é a clonagem de cartões de crédito e débito. Isso é conseguido pelos criminosos com uma ferramenta que permite clonar os cartões, apesar da redundância, e copiar todas as informações apenas com o contato que um cartão faz depois de passar por um slot.
Esse slot é instalado por criminosos no local onde inserem os cartões nos caixas eletrônicos, de modo que, sem saber, ao se aproximar de um caixa eletrônico, os cidadãos estariam dando todas as informações aos ladrões que roubam seu dinheiro.
Golpe 2: O “caixa gêmeo” é outra maneira pela qual os criminosos procuram roubar o dinheiro das pessoas. Isso ocorre em caixas eletrônicos da mesma entidade, ou que estejam imediatamente ao lado. Nessa modalidade, os ladrões chegam e conversam com sua vítima que está dentro dos caixas eletrônicos procurando uma forma de convencê-la.
Os ladrões são tão adeptos desse tipo de engano que fazem com que a vítima deixe a transação aberta e mude para o próximo caixa. Nesse momento eles roubam a senha do usuário e fazem uma transação simultânea sem que as pessoas percebam que estão sendo roubados.
Golpe 3: Outra estratégia de roubo muito comum é a popular “mudança” que consiste em criminosos que se aproveitam de cidadãos desavisados que permitem ajuda no momento em que estão realizando sua transação no caixa eletrônico.
Nesse momento, os ladrões trocam a carta verdadeira e entregam à vítima uma carta falsa em um movimento tão rápido que a maioria não consegue perceber. Assim, em questão de segundos, eles também conseguem ver a chave secreta e memorizá-la. Quando a vítima sai do caixa eletrônico, os ladrões esvaziam sua conta bancária e saem com o dinheiro.