As orquídeas estão entre as plantas de interior mais belas e fascinantes. Cuidar bem delas, porém, nem sempre é tão simples. Vejamos um truque simples que nos ajudará a ter orquídeas sempre em flor.
O cultivo de orquídeas em casa é um fenômeno que explodiu nos últimos anos. Na verdade, até há algum tempo, seu cultivo era destinado apenas a quem possuía estufa, devido à sua origem tropical.
Além disso, o custo das plantas era notoriamente alto, de modo que o preço e os cuidados desencorajavam a maioria das pessoas de comprá-las.
Extremamente delicadas e requintadas, sem dúvida, dão um toque de classe a qualquer ambiente. Para manter uma orquídea em casa, basta mantê-la em um local claro, mas sem contato direto com a luz solar.
Como já mencionado, um local claro, mas não ensolarado, será adequado. Certifique-se de que sua orquídea tenha um vaso alto e transparente. Se não tiver, compre um e replante.
Primeiro, identifique as raízes enegrecidas e não tenha medo de cortá-las. Posteriormente, prepare um substrato à base de casca, coloque a planta no vaso e proceda à cobertura com a chamada “Casca”.
Depois de colocá-la no vaso mais adequado, vamos ver como cuidar dela com rega. As orquídeas preferem água não calcária, por isso é aconselhável usar água destilada.
Você pode regar as plantas uma vez por semana por imersão, deixando-as de molho por pelo menos 30 minutos, ou regando-as lateralmente por cima, evitando que a água caia nas folhas.
Lembre-se de eliminar qualquer resíduo de água, pois as orquídeas não apreciam a estagnação. Estes são os cuidados básicos com as orquídeas. Vejamos agora o método infalível para fazê-las florescer exuberantemente.
O que vamos ilustrar é um método que poucos conhecem, mas que, graças às propriedades da matéria-prima utilizada, garantirá flores esplêndidas para suas orquídeas. Tudo que você precisa é simplesmente de uma cabeça de alho. Veja como usá-la da melhor forma.
Basta picar o alho em cubinhos e colocá-lo em uma jarra de vidro hermética. Em seguida, adicione um litro de água e feche a jarra, cobrindo-a com uma toalha. Deixe a mistura descansar e fermentar no escuro por pelo menos um dia, depois, com a ajuda de uma peneira, filtre para uma garrafa para obter apenas o líquido.
Esta mistura de água e alho pode ser usada alternadamente com água e será muito útil para dar força e vigor às suas orquídeas, permitindo que floresçam abundantemente durante todo o ano.