O processo de transformação digital se acelerou com um aumento exponencial de ferramentas bancárias digitais e transações financeiras remotas. Junto com essa mudança, os golpes telefônicos e virtuais também se multiplicaram.
À medida que os sistemas de segurança de computadores se tornam mais fortes, os cibercriminosos procuram maneiras mais engenhosas de enganar suas vítimas. Nos últimos tempos, bancos e instituições estão alertando seus usuários sobre vários tipos de golpes.
Na mais recente fraude, golpistas aproveitando-se de situações de necessidade e falta de informação, criam vários meios de contactar a vítima e muitas das vezes conseguem consumar o golpe. Veja a seguir dois golpes que estão acontecendo:
Golpe 1 do Pix
Nessa modalidade, os fraudadores enviam uma fatura falsa para ser paga. Com ela, os golpistas enviam um QR Code do PIX como opção de pagamento da conta.
Para ganhar credibilidade e convencer as vítimas de que a fatura falsa é original, os golpistas mostram um o visual das contas ou sites das empresas reais. È difícil de distinguir.
Além disso, para aumentar a confiança da pessoa, eles criam e-mails para simular os oficiais, e ainda, oferecem descontos de 10% para pagamentos via QR Code. Tudo fica mais atrativo para a vítima.
Quando a vítima se senti confiante, abre o aplicativo de banco, entra na opção PIX, escaneia o QR Code do boleto falso e faz o pagamento. É aí que o golpe se consuma, pois o dinheiro cai na conta do golpista na hora.
Golpe 2 do Pix
Já o outro golpe que anda circulando foi uma promoção falsa que usa uma plataforma de streaming popular. Os golpistas enviam a promoção por e-mail ou Whatsapp, afirmando que está com uma grande promoção em uma suposta parceria com duas grandes redes de cinema.
Neste caso, os golpistas usam uma falsa oferta de “plano trimestral” para assistir filmes em cartaz em casa por R$ 267,99. Ao aceitar a proposta, os criminosos dão uma única opção de pagamento, QR Code do PIX ou uma chave aleatória.
Se cair no golpe faça isso:
Se você cair em um dos golpes, a primeira providência que você vai tomar é tirar print das telas mostrando a conversa do WhatsApp ou e-mail recebido. Em seguida, você deve registrar um boletim de ocorrência. A partir daí, você pode ver quais outras providências tomar. Dependendo de como o caso aconteceu, o banco pode fazer o ressarcimento dos valores em caso de crime. Mas isso depende de banco para banco.
O que é Pix?
Pix é o pagamento instantâneo. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático e rápido.