Se inscrever ou atualizar Cadastro Único ficou mais fácil com esta novidade. O Governo Federal lançou recentemente o novo aplicativo do Cadastro Único. A nova ferramenta está mais moderna e eficiente, e milhares de beneficiários do CadÚnico já estão utilizando os novos serviços.
Segundo informações do Ministério da cidadania, o app já conta com mais 170 mil downloads realizados em celulares do sistema Android, além de mais de 20 mil em aparelhos com o sistema IOS.
Além disso, já soma mais de 42 mil pré-cadastros e mais de 21 mil atualizações cadastrais por confirmação pelo aplicativo, conforme dados coletados até a última quarta-feira (06/04).
Se inscrever ou atualizar Cadastro Único ficou mais fácil
Se inscrever no CadÚnico
O cidadão que não é inscrito no Cadastro Único, poderá usar o app para realizar o pré-cadastro, e terá 120 dias para comparecer a um posto de atendimento para complementar os demais dados do programa, como escolaridade, trabalho e remuneração.
Além do aplicativo, o pré-cadastro e as demais funcionalidades também podem ser acessados por meio da versão web no endereço www.gov.br/cadunico.
Atualizar cadastro
Quem já está inscrito no Cadastro Único poderá utilizar o aplicativo para atualizar o cadastro da família por meio da confirmação dos dados. Essa é uma opção que permite que o cidadão revise os dados já cadastrados e confirme o endereço, a composição familiar e os dados dos integrantes da família.
Se nada mudou, a família pode confirmar seus dados pelo aplicativo ou versão web sem precisar ir até os postos de atendimento e sem custos de deslocamento.
Outras funcionalidades
Através do aplicativo ou a versão web você também pode consultar dados como o Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral.
Além disso, serão exibidos os dados do domicílio, família e de identificação do Responsável pela Unidade Familiar e dos demais integrantes.
Mais sobre o cadastro único
O Cadastro Único é a porta de entrada dos cidadãos do país em situação de vulnerabilidade para os principais programas sociais. São mais de 28 iniciativas, como o Programa Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Criança Feliz, entre outros que o utilizam.
Agora com a modernização, as informações cadastrais terão mais qualidade, a partir do cruzamento periódico e automático da base de dados do Cadastro Único com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que possui mais de 36 bilhões de registros de remuneração de trabalho e de benefícios previdenciários e assistenciais.
Como baixar o aplicativo Cadastro Único
- Baixe o aplicativo nas lojas virtuais: Google Play (Android) e App Store (Apple – IOS)