O frango é um dos alimentos mais nutritivos e é amplamente utilizado para fazer parte de pratos favoritos de muitas pessoas. No entanto, é importante saber identificar quando o frango não está em boas condições e evitar consumi-lo.
Abaixo, vou explicar os 4 principais sinais de que esse alimento está deteriorado. Portanto, tome nota do seguinte:
1. Observe a cor: A cor é um dos principais indicadores para determinar se o frango está em boas condições. Geralmente, o frango deve ser branco, nunca rosa. Se estiver cinza ou verde, é melhor descartá-lo imediatamente.
2. Cheiro desagradável: O odor também pode ser um indicativo do estado do frango. Embora seja normal que a carne crua não tenha um cheiro agradável, ela deve estar fresca e quase imperceptível. Se o cheiro for aromático ou semelhante a ovos podres, é melhor descartá-lo.
3. Atenção ao mofo: Como acontece com a maioria dos alimentos, se você notar a presença de mofo no frango, é necessário descartar a peça inteira. Mesmo que apenas uma pequena quantidade de frango esteja afetada, não é seguro consumi-lo, portanto, é preciso descartá-lo completamente.
4. Textura: Por fim, a textura do frango deve ser lisa, brilhante e macia. Se o frango estiver viscoso ou tiver uma textura estranha, isso indica que está em decomposição e não deve ser consumido nessas condições. Lembre-se de lavar bem as mãos após manuseá-lo, especialmente se estiver viscoso.
Com esses indicadores, será mais fácil identificar quando o frango deve ser descartado. Lembre-se de não oferecê-lo aos seus animais de estimação, pois eles também podem ficar doentes. Se você notar qualquer um dos pontos mencionados acima, não é seguro para ninguém consumir o frango, pois isso pode levar a envenenamentos, como a salmonelose.
Agora que você sabe por que deve descartá-lo, pode pensar em lavar o frango para se livrar do problema, mas isso é um grande erro. É importante lembrar que não se deve lavar o frango, pois isso pode comprometer a sua saúde. Segundo o site da Cleveland Clinic, ao enxaguar o frango em água corrente, há o risco de respingos de água carregando sucos da carne, o que pode espalhar bactérias ao redor da pia, utensílios, alimentos próximos, produtos e qualquer outra coisa nas proximidades. No entanto, se você quiser reduzir esses sucos antes de cozinhar, você pode secar cuidadosamente os pedaços de frango com uma toalha de papel e descartá-la corretamente. Em seguida, lave as mãos imediatamente. A chave é evitar a propagação desses sucos crus.