Com objetivo de auxiliar as famílias vítimas das chuvas que atingiram a região Sudeste do Brasil provocando devastação e mortes, as autoridades têm tomado várias medidas e entre elas está o adiantamento do saque do Bolsa Família.
A decisão da antecipação do benefício foi validada durante uma reunião ocorrida nesta quarta-feira (04) com os secretários dos noves municípios da Baixada Santista. Ainda durante o encontro, informações e esclarecimentos sobre os procedimentos do adiantamento foram pontuados.
A reunião que aconteceu no Gabinete de Crise instalado no Guarujá contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Célia Parne com secretariado dos nove municípios. Com os presentes, Célia debateu as ações realizadas pelas secretarias municipais, mobilizando e direcionando os esforços e recursos arrecadados entre cada cidade.
Ficou acordado que além do saque do Bolsa Família, haverá também a antecipação de outros benefícios. Contudo, o procedimento de solicitação do pagamento fora da data determinado é responsabilidade da prefeitura que deverá solicitar antecipação de recursos do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS).
De acordo com a secretaria do Estado, os moradores de Guarujá, Santos e São Vicente, poderão receber a antecipação do benefício do Bolsa Família. Uma das outras novidades é que os residentes do Guarujá também irão receber credito extra do Benefício de Proteção Continuada (BPC), isto porque a cidade declarou estado de calamidade pública.
“O programa Acolhe SP, permite que as vítimas adiantem as parcelas a que são elegíveis dos programas Bolsa Família, BPC, e que os municípios possam adiantar parcelas do Fundo Estadual de Assistência Social neste momento de crise”, explica a secretária de Desenvolvimento Social do Estado, Célia Parnes ao G1.
Além do adiantamento dos benefícios, a chefe da pasta do governo de São Paulo também detalhou que o encontro com os gestores municipais serviu para orientar cada município sobre o que deve ser feito para conseguir liberar as verbas o mais breve possível.
Vale salientar que, mesmo com a confirmação da liberação dos benefícios de forma adiantada para os moradores destas cidades, ainda não há uma data estabelecida para que as famílias possam fazer o saque do Bolsa Família.
Deslizamentos
De acordo com a Defesa Civil, o número de mortos nos deslizamentos da Baixada Santista subiu para 25 nesta quarta – 24 pessoas ainda continuavam desaparecidas nas cidades de Guarujá, Santos e São Vicente.
A forte tempestade causou alagamentos em vias públicas, afetou serviços (transporte, educação, fornecimento de água, energia elétrica e telefonia) e fez rodovias serem bloqueadas.
A Defesa Civil do Estado e o Fundo Social de São Paulo coordenam a remessa de 4,6 toneladas de materiais para vítimas nas cidades de Guarujá, Santos e São Vicente.