Salmão à la nage: a melhor receita para provar o verdadeiro sabor do peixe

O salmão é um dos peixes mais requintados para cozinhar. Por exemplo, este salmão à la nage, anote os passos

salmao
Foto: okdiario

Salmão à la nage: a melhor receita para provar o verdadeiro sabor do peixe. No vocabulário da cozinha, ‘à la nage’ é uma técnica que consiste em cozinhar e servir comida num caldo curto. É um dos métodos de cozinha mais antigos, aplicado principalmente ao peixe e marisco.

Embora possa parecer muito simples, quando bem executada, esta técnica permite-nos provar o verdadeiro sabor destes alimentos. Portanto, se você é um amante do peixe, e principalmente do salmão, não pode deixar de experimentar este prato! E a seguir mostraremos o passo a passo para preparar um salmão perfeito à la nage. Continue lendo!

>Sorvete de doce de leite sem ir na geladeira: receita super fácil e rápida

Receita de salmão à la nage explicada passo a passo

Afinal, qual é o segredo de uma técnica tão tradicional como ‘à la nage’? Além da escolha lógica de ingredientes de qualidade, o preparo de um bom caldo caseiro fará uma grande diferença no resultado final do prato.

Na preparação de um salmão à la nage, o mais comum é utilizar caldo de peixe na cozinha, o que pode fazer com as variedades de peixe que mais gosta, aproveitando mesmo os ‘restos’ não utilizados do próprio salmão. No entanto, também é comum usar caldo de galinha ou de vegetais.

E o segundo ‘segredo’ é respeitar os tempos de cozimento do salmão, que é um produto muito delicado, sem ‘retirá-lo’ durante o processo. Desta forma, atingiremos o nosso objetivo, que é torná-lo macio e suculento por dentro. Sem mais introduções, vamos direto ao ponto da nossa receita:

>Bolo de caneca de café com glacê: uma receita caseira rápida e fácil

Ingredientes:

  • Filé de salmão: 4
  • Cebola roxa: 1
  • Alho-poró: 1
  • Cenouras: 4 médios
  • Brócolis: 200 g
  • Caldo de pescado: 500 ml
  • Manteiga: 100 g
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Como fazer salmão à la nage:

Começamos com os vegetais: descascamos e cortamos as cenouras em discos; Lavamos o alho-poró e cortamos em tiras finas; separamos as florzinhas de brócolis; Descasque a cebola e corte em juliana (tiras). Em uma panela média, aqueça um pouco de azeite e refogue a cebola, o alho-poró e as cenouras por alguns minutos.

Em seguida, adicionamos o caldo de peixe e cozinhamos por 5 minutos. Damos um ponto de sal. Agora, adicione os floretes de brócolis e cozinhe por mais 2 minutos. Retiramos os legumes do caldo e reservamos quente. Adicione o salmão à panela, sal dos dois lados, tampe e cozinhe em fogo baixo por 5 minutos.

ATENÇÃO: o caldo não deve ferver, para que o salmão seja cozido no vapor, deixando-o macio e suculento por dentro.

>Bombons saudáveis de chocolate e laranja: uma receita fácil e deliciosa

Retiramos delicadamente o salmão da caçarola e servimos em pratos de sopa junto com os legumes que reservamos quentes. Coe o caldo de cozimento resultante e coloque-o em uma panela pequena junto com a manteiga cortada em cubinhos.

Batemos até ficar branco, retificamos o sal e usamos esse creme para irrigar cada porção de salmão. Preparar! Agora você pode saborear um salmão requintado à la nage feito por você mesmo como um profissional.