Beber enquanto se come pode engordar e isso não acontece apenas devido às calorias extra da bebida, estando principalmente relacionado com a dilatação do estômago que faz com que, ao longo do tempo, o estômago se vá tornando maior e precisando de mais comida para dar a sensação de estar saciado.
Assim, mesmo pessoas que apenas bebem água durante a refeição, que não tem calorias, podem ter um aumento do peso relacionado com a sua ingestão, pois a água também causa a dilatação do estômago.
O vídeo a seguir explica de forma bem simples esse mecanismo e porque beber, até água, durante as refeições pode engordar
Além disso, numa fase inicial, a água pode até dar maior sensação de saciedade, já que ocupa o espaço que seria de outro alimento. No entanto, mesmo quando isso acontece, é normal que a pessoa sinta ainda mais fome na refeição seguinte, já que não ingeriu alimentos com os nutrientes necessários para o corpo, e, aí, fica muito mais difícil de controlar o que se come na vez seguinte.
Outros líquidos como suco, refrigerante ou bebida alcoólica, aumentam as calorias da refeição assim como a tendencia à fermentação que pode gerar gases e provocar mais arrotos. Por isso, é especialmente contra indicado beber enquanto come para quem sofre com refluxo ou dispepsia, que é uma dificuldade em digerir normalmente os alimentos.
Apesar de não existir uma conta exata, até 30 minutos antes e 30 minutos depois da refeição é possível se ingerir líquidos sem que atrapalhe a digestão. Porém, a hora da refeição não é momento para “matar a sede” e, por isso, criar o hábito de se hidratar durante o dia e fora das refeições é importante para diminuir a necessidade de beber durante as refeições.
Mais de 200 mL durante a refeição pode torna-la menos nutritiva porque os nutrientes presentes na refeição podem não ser devidamente digeridos e parte das vitaminas e minerais da refeição não são absorvidas, pela diminuição da eficiência do ácido clorídrico.
A melhor forma de tomar líquidos sem engordar é tomar, principalmente, água antes e depois das refeições. Para acompanhar uma refeição é possível tomar água, suco de fruta, cerveja ou vinho, desde que não ultrapasse os 200 ml que equivale, em média, a tomar meio copo de água ou qualquer outro líquido, mas se ao final da refeição surgir sede pode ser interessante diminuir a quantidade de sal.
Por Tua Saúde