A conexão WiFi tornou-se essencial no mundo pós-pandemia desde a transição dos espaços de trabalho, educacional, entre outros, até a virtualidade. Dessa forma, ele pode ser afetado dentro de uma casa, dependendo da localização do roteador, do número de pessoas que se conectam e do que a usam em cada um dos dispositivos eletrônicos.
No entanto, existem diferentes práticas para realizar, ou evitar, se o objetivo é melhorar o sinal da Internet para que ele seja estável e rápido. Principalmente, relacionado à localização do roteador, pois vários obstáculos podem afetar o sinal dentro da casa.
Assim, quatro lugares são listados onde o dispositivo nunca deve ser localizado, para evitar transtornos com a rede. Um deles está dentro de armários ou gavetas, onde geralmente são armazenados para pedir o espaço e torná-lo limpo. Embora o conselho seja fazer o oposto e deixá-lo visível para que o sinal não se deteriore devido à recuperação causada por elementos metálicos e de vidro.
Por sua vez, ele também não precisa ser encurralado dentro de casa ou coberto, pois também afetará o sinal.
A localização preferível seria em uma área central dentro da casa, a fim de ter melhor conectividade. Nessa mesma linha, a cozinha não é um espaço ideal para sair do roteador devido à presença de inúmeros aparelhos que poderiam interferir e afetar a qualidade da Internet.
Por outro lado, o dispositivo não deve estar perto do telefone sem fio, outro dos lugares mais escolhidos por pessoas dentro da casa. Assim como na cozinha, a presença de outros dispositivos eletrônicos pode gerar interferência e deteriorar o sinal WiFi.
No caso de os indivíduos decidirem ter internet no espaço externo de sua casa, como o jardim, o melhor conselho é usar um repetidor. Porque localizar o roteador do lado de fora pode afetar a conectividade devido à água e ao sol.