Saiba o que acontece quando o chá é reaquecido e os perigos para saúde
Muitas vezes preparamos uma xícara de chá e esquecemos de consumir na hora, ou tomamos uma parte e deixamos uma sobra para esquentar e consumir em outro momento. O reaquecimento do chá tem suas vantagens por que evita o desperdício de ingredientes, economiza dinheiro, energia etc. No entanto, é preciso saber sobre os perigos de ter um chá reaquecido. Aqui vamos te contar o que acontece com o chá reaquecido e por que você deve evitar.
>Como perder até 20 kg: dicas que você precisa seguir para emagrecer
Reaquecer o chá pode roubar muitos de seus sabores, propriedades nutricionais e aroma. Se você deixou o chá abandonado por mais de quatro horas, não é absolutamente recomendável reaquecê-lo, pois ele pode abrigar mofo e bactérias. Se você deseja reaquecer o chai indiano feito com leite e açúcar, saiba que ele só desenvolve bactérias e outros contaminantes em velocidade extra. Já se aquecer seu chá de ervas, de frutas ou de leite retirará várias de suas propriedades benéficas. Alguns compostos voláteis, como óleos essenciais e lábeis, também estão presentes no chá e escapam quando submetidos a muito calor.
>Descubra os benefícios que cada óleo vegetal oferece para seu cabelo e como usá-los
Muitas pessoas não sabem que os chás não devem ser fervidos e nunca com leite e açúcar. A água deve ser primeiro fervida e retirada do fogo. Em seguida, as folhas de chá são deixadas em infusão por 3-4 minutos. Este processo é conhecido como ‘fermentação’. Se você fizer o chá fervendo as folhas do chá em água, ele já pode perder muitos de seus nutrientes, sabores e fragrâncias. Imagine o que fazer de novo faria com a sua xícara de chá!
>Creme sem ovos: a receita é muito leve, fácil e fica uma delícia
Em primeiro lugar, não reaqueça o chá se ele tiver sido deixado em temperatura ambiente por cerca de 4 a 8 horas. Se você se esqueceu de tomar seu chá por no máximo 10 a 15 minutos, é seguro beber. As bactérias responsáveis pela intoxicação alimentar crescem em chás fermentados que são expostos ao calor entre 41 e 140 graus Fahrenheit.
>Prepare o pudim de banana mais rico e rápido do mundo com 5 ingredientes
O caso é ainda pior com os chás de leite, que também podem ganhar um sabor desagradável e textura granulada quando reaquecidos. A presença de leite resulta em um acúmulo mais rápido de bactérias e apenas o reaquecimento do chá não as matará. Os problemas podem ser perigosos se o chá desenvolver bolores. Eles podem não ser visíveis a olho nu e podem ser facilmente perdidos. Beber esse chá, mesmo quando reaquecido
Além de fazer o chá perder suas propriedades nutricionais e ficar contaminado, o reaquecimento do chá também pode afetar negativamente seu sabor. Os taninos são polifenóis responsáveis pela cor e sabor do chá. Quando deixamos o chá fermentado na panela por um longo período de tempo ou o reaquecemos mais tarde, isso faz com que as folhas liberem taninos em excesso e torna o sabor do chá amargo.
>Mulheres mais férteis com sorvete
Embora reaquecer o chá frio não seja recomendado, é possível aquecê-lo para quem precisa. Coloque o chá frio em uma caneca limpa. Ferva a água em outro utensílio e coloque a caneca na água fervente por 3-4 minutos. É denominado método ‘banho-maria’. Não espere que o chá tenha um sabor fresco ou fique bem quente. Consumir quando estiver morno. Para o bem de sua saúde digestiva, não reaqueça chás expostos à temperatura ambiente por mais de quatro horas.
>Receita do Chefe: faça este delicioso frango com maionese e parmesão
Se você tem uma caneca de chá de ervas frio e não sabe o que fazer com ela, podemos sugerir várias alternativas interessantes de usá-la. O chá contém uma explosão de nutrientes, e você pode regar suas plantas com ele para fornecer-lhes algum alimento extra. Você também pode lavar o rosto com ele, pois é considerado um ótimo desinfetante e removedor de gordura. Você também pode usá-lo para limpar os pedaços de arroz queimado e crocante do fundo da panela!
>Receita do Chefe: faça este delicioso frango com maionese e parmesão