Os cocos são as grandes sementes de coqueiros (Cocos nucifera), que crescem em climas tropicais. Suas conchas marrons e fibrosas escondem a carne ou polpa branca que carregam dentro.
À medida que o óleo e o leite desta fruta se tornaram cada vez mais populares, muitas pessoas se perguntam como consumi-lo e se oferece algum benefício ao seu corpo.
Talvez a melhor maneira de colher os benefícios do coco seja consumindo sua polpa, que é rica em vários minerais importantes, principalmente manganês e cobre. Enquanto o manganês suporta a função enzimática e o metabolismo da gordura, o cobre suporta a formação óssea e a saúde do coração.
Também fornece gordura, calorias e fibras, bem como uma quantidade moderada de carboidratos e proteínas.
Por esse motivo, o portal Healthline listou algumas razões pelas quais comer coco, especificamente sua polpa, pode mudar o seu corpo. Confira abaixo:
A carne de coco contém óleo, que pode aumentar o colesterol HDL (bom) e diminuir o colesterol LDL (ruim). Melhorias nesses marcadores podem diminuir o risco de doença cardíaca.
A carne de coco pode ajudá-lo a perder peso. Estudos sugerem que os triglicerídeos de cadeia média nesta fruta podem promover a sensação de saciedade, bem como a queima de calorias e gordura, o que, por sua vez, pode ajudar na perda de peso.
O coco é rico em fibras, o que aumenta o volume das fezes e promove a regularidade intestinal, mantendo o bem estar do seu sistema digestivo, o que configura uma vida saudável.
O coco pode diminuir os níveis de açúcar no sangue em jejum e alterar as bactérias intestinais para controlar melhor o açúcar no sangue.
O manganês e os antioxidantes do coco podem ajudar a impulsionar o sistema imunológico e reduzir a inflamação, o que é fundamental para prevenir a infecção por COVID-19. Os triglicerídeos de cadeia média nesta fruta também podem ter propriedades antivirais, antifúngicas e supressoras de tumor.
Os triglicerídeos do óleo de coco fornecem uma fonte alternativa de combustível à glicose, o que pode ajudar pessoas com problemas de memória ou função cerebral, como aqueles com doença de Alzheimer.