A cerveja é, sem dúvida, uma das bebidas mais apreciadas e consumidas no mundo e, embora bebê-la sem mais delongas não pareça ser uma coisa ruim ou, de fato, pode ser incluída em nossa dieta se nossa saúde permitir, a verdade é que é que abusar não é bom e nem alguns dos alimentos que costumamos acompanhar, mas se temos o hábito de tomá-lo todos os dias, você pode se perguntar como isso afeta você e essa é a pergunta que agora fazemos quer resolver: o que acontece com seu corpo se você beber cerveja todos os dias.
O que acontece com seu corpo se você beber cerveja todos os dias? Antes de mais nada, é sempre aconselhável que nunca devemos exagerar no álcool. Sabemos que beber uma taça de vinho tinto no almoço pode até fazer bem à saúde e principalmente ao coração, mas e se nos deliciarmos com uma taça de cerveja gelada todos os dias? O que a ciência descobriu pode surpreendê-lo.
A cerveja é uma das bebidas mais antigas que existem. Os sumérios também o bebiam e os egípcios o usavam como remédio para alguns males. Longe vão todos os usos da cerveja. Agora é degustada por puro prazer mas devemos ter cuidado se não quisermos sofrer as consequências de beber cerveja todos os dias.
Uma das coisas que podemos pensar sobre o que acontece com nosso corpo se bebermos cerveja todos os dias é que acabamos ganhando peso e acumulando gordura, principalmente na região abdominal (daí a famosa expressão “ter barriga de cerveja”) mas a verdade é que um estudo recente parece ter mostrado que não há relação entre beber cerveja e ganhar peso.
O estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade de Copenhague, revisou outros 35 estudos observacionais e 12 de intervenção, envolvendo um total de quase 700.000 pessoas, revelando que na verdade não há associação entre o consumo moderado de cerveja e a gordura abdominal. Mesmo bebendo mais de 4 litros de cerveja por semana, você pode ficar com uma cintura que não é excessiva, muito pelo contrário.
Os dados referem-se principalmente a homens que amam cerveja. Enquanto para as mulheres os dados não foram suficientes, também porque raramente as mulheres bebem tanta cerveja.
Já sabemos então que beber cerveja diariamente não parece ter efeito sobre o corpo, embora seja importante moderar o consumo e beber no máximo uma por dia. Com isso, você conseguirá manter o colesterol bom baixo e garantir a saúde arterial, como aponta um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia.
Além disso, parece que a cerveja é ideal para os atletas se reidratarem e recuperarem as forças. Também é rico em flavonoides que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento celular. Eles neutralizam a hipertensão e os problemas vasculares.