Dicas de Casa

Saiba formas simples parar tirar o mau cheiro de seu tapete

Publicado por
Evelin Leone

Damos dicas muito simples e fáceis para remover o mau cheiro de um tapete ou carpete, pode experimentar todas pois são eficazes. Pode acontecer que um dia entremos em casa e percebamos que há um cheiro não muito agradável saturando o ambiente. Depois de verificar várias salas, descobrimos que o culpado é um tapete fedorento.

Nos perguntamos se existe algum truque para restaurar seu frescor inicial, e a resposta é sim. Neste artigo vamos falar sobre as causas mais frequentes dos odores, como eliminá-los e como evitar que voltem a acontecer.

Por que alguns tapetes começam a cheiram mal?

Existem muitas razões pelas quais um carpete pode cheirar mal. A umidade é um deles, assim como fungos e ácaros que se aproveitam dessa umidade e às vezes até nos causam alergias.

Junto com essas causas frequentes também estão aquelas que nossos animais de estimação deixam para trás. Restos de comida que arrastam para o tapete, os próprios cabelos e até vestígios de urina com que marcaram a casa.

Também é possível que não tenhamos lavado o tapete por muito tempo, uma situação frequente com tapetes fixos. Para que tenham um cheiro estranho, não é necessário que algo tenha caído sobre eles.

É normal que os tecidos absorvam odores ao redor, como óleo de cozinha ou nosso próprio odor corporal. Mesmo que não pareça sujo, devemos lavar nossos tapetes de vez em quando para evitar esses odores.

Como remover o mau cheiro de um tapete?

Um tapete sujo não é um lugar onde as crianças devem brincar, mas também os adultos não devem passar muito tempo nele. O ideal é limpá-lo de tudo que exale um cheiro irregular, mesmo que seja leve.

Se o nosso tapete cheirar estranho, é melhor eliminar esse cheiro o mais rápido possível. A razão é dupla. Por um lado, os fungos avançam gradualmente pelos tecidos e o cheiro torna-se cada vez mais desagradável. Por outro, esses mesmos fungos podem deteriorar os tecidos.

Como o objetivo não é eliminar o cheiro, mas eliminar o que o causa, o ideal é aspirar para remover quaisquer partículas grandes que possamos remover. Depois disso, podemos sacudir (com cuidado) o carpete para que caiam os menores que o aspirador não conseguiu pegar.

Depois de nos livrarmos das partículas grandes, vamos atacar as pequenas, assim como as bactérias e fungos, com uma lavagem à máquina ou à mão. Lembrando que para lavar na máquina é conveniente ter uma lavadora especializada em tecidos delicados.

Se suspeitarmos que temos fungos ou mofo, o ideal é lavar o carpete com água bem fria, abaixo de 5ºC, para eliminá-los. Mas se soubermos que o cheiro vem de outro tipo de substância, não será necessário baixar tanto a temperatura, e os tecidos do nosso tapete nos agradecerão por isso.

Eliminando partículas de odor

Às vezes, o cheiro parece vir de uma mancha. Nesse caso, a primeira coisa que devemos fazer é limpar essa mancha e verificar, depois que o carpete estiver seco, se o cheiro desapareceu.

É possível que, mesmo eliminando a origem do cheiro, ele ainda esteja lá. O cheiro é na verdade partículas que permanecem alojadas nos tecidos. É por isso que as roupas dos peixeiros continuam a cheirar mesmo depois de várias lavagens.

Nesse caso, podemos lavar o carpete várias vezes ou usar um pouco de bicarbonato de sódio, por algumas horas. O bicarbonato de sódio vai absorver essas partículas de odor, e então tudo o que você precisa fazer é sacudir o tapete e aspirar para remover o sal.

Como evitar futuros mau odores em nosso carpete?

Remover odores ruins de um carpete é uma meta importante, mas evitar odores futuros é ainda mais importante. É importante que os tapetes peguem um pouco de sol, além de ter alguma ventilação diária, se possível em baixas temperaturas.

É aconselhável evitar armazená-los em locais úmidos e escuros ou onde haja pouca ventilação. Evitaremos a proliferação de fungos, que quase sempre são os responsáveis ​​pelo mau cheiro dos tapetes.

Nosso objetivo é que você tenha uma casa confortável para viver experiências maravilhosas com seus entes queridos. E isso exclui maus odores e tapetes sujos.

Cuidar da higiene do lar, incluindo nele os tecidos que ocupam as paredes e pisos como cortinas e tapetes, traz um ponto de aconchego ao lar que o torna mais confortável e habitável.

Recomendações

Não nos se responsabiliza por defeitos que possam ser causados ​​pela aplicação destas dicas de limpeza e cuidado, pois os produtos e utensílios indicados são aconselháveis, mas dependendo da forma como são aplicados podem deteriorar os tapetes. Isso ocorre porque os materiais de cada tapete são únicos e seus corantes e composição reagirão de maneiras diferentes. Sempre recomendamos restauração e limpeza profissional de carpetes.